A “Viola quebrada” e a doce música: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico

: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78264

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Chico Antônio, Teórico e prático, cantar brasileiro, viola quebrada

Resumo

Este trabalho tem por objeto principal a associação entre o Mário de Andrade teórico e o prático – o musicólogo e o cantor, o escritor e o cantador. Através dessas duas facetas, que se complementam, Mário de Andrade se firmou como o maior estudioso e entendedor da música brasileira e, com recentes descobertas, também um cantor que demonstrava na prática o que pretendia na teoria. Seu cantar e escritos sobre a prática do cantar nacional muito se basearam na figura do embolador Chico Antônio, que sintetizava, no canto, aquilo que Mário de Andrade professava em sua bibliografia. Nossa busca se constitui em decodificar esse cantar brasileiro contemporâneo, amparado em estudos relevantes e consagrados sobre o tema, e por meio da escuta de Mário de Andrade e Chico Antônio, traçar um esboço do que seria o ideal do cantar brasileiro na música de concerto hoje. Os resultados foram constatar que nasalidade, destreza retórica, improvisação e jocosidade ainda estão presentes no cotidiano dos cantadores de embolada e de modinhas da atualidade, e como Mário de Andrade deixou um legado com estreita conexão com o canto étnico multifacetado dos diversos “Brasis” de todas as regiões do país continental.

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Biografia do Autor

Pedro Razzante Vaccari, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil pedrovaccari1@usp.br

Pós-doutorando pela USP. Doutor em Música pela Unesp. Mestre em Música e Bacharel em Música pela UNESP. Foi bolsista do CNpq - 2006 a 2008. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira erudita ,Musicologia histórica, Etnomusicologia, canto lírico no Brasil, canto coral e etnomusicologia da performance. Publicou artigos na Revista Música da USP (2018), Revista Association of Ethnomusicology de Ancara na Turquia (2019), Revista Orfeu da UDESC (2019), Revista Música em Contexto da UnB (2019). EM 2020 publicou na Revista Internacional em Língua Portuguesa, RILP, e na Revista Ictus da UFBA, e em 2021 na Revista da Tulha da USP. Foi membro da Comissão organizadora da Jornada PPG IA UNESP 3A Edição Internacional de 2019, sendo o responsável pela área de Música. Apresentou trabalhos na Anppom (2017), Simpósio Internacional 250 anos do Padre José Maurício Nunes Garcia (2017), V e VI Simpósio Villa-Lobos da USP (2019 e 2021), Jornada PPG IA UNESP 3A Edição Internacional (2019), V EITAM da Unicamp (2019). Desde 2008 é membro do Coro Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo, fundado por Mário de Andrade. Publicou, ainda, poemas pela Editora Vivara (Brasil, 2017, 2018), e Chiado (Portugal, 2017, 2018, 2019 e 2020). Estudou no Brasil com Martha Herr (2004-2013), Neyde Thomas (2009), na Alemanha com Ulrike Sonntag (2010), Gerd Türk (2015) e Birgit Wagner (2019/20), na Itália com Nicola Pamio (2016), nos EUA com Marko Lampas (2018). Em 2021 apresentou artigos na International Conference CIPEM de Porto, em Portugal, e publicou na Revista Nava da UFJF. Além disso apresentou artigo na ANPPOM 2021 e em 2022 publicou artigo na Revista Espaço Acadêmico. Tem sido consultor ad hoc dessas duas revistas acima, além de parecerista da ANPPOM e da revista PER MUSI. Em novembro de 2021 apresentou-se como solista no Réquiem do padre José Maurício Nunes Garcia, sua pesquisa de Doutorado, com o Coral Paulistano sob a regência de Maíra Ferreira. No dia da consciência negra, 20 de novembro de 2021, apresentou-se na rádio da UFRGS para um debate sobre raça e José Maurício Nunes Garcia, com o Prof. Dr. Cláudio Remião. Sua pesquisa de Pós-Doutorado investiga a modinha sob a ótica de Mário de Andrade, principalmente a desenvolvida por Villa-Lobos. Em julho de 2022 realizou, no Theatro Municipal de São Paulo - Praça das Artes, o recital Schumann e Villa-Lobos, com canções e resultados de sua problemática de pesquisa no pós doutorado na USP. Em agosto de 2022 publicou artigo na revista ORFEU e em setembro na revista LABOR HISTÓRICO, e seu livro foi aprovado para ser publicado pela Editora da Universidade Estadual de Londrina. 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

RAZZANTE VACCARI, P. A “Viola quebrada” e a doce música: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico: : entre o Mário de Andrade cantor e o teórico. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78264. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78264. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos