A “Viola quebrada” e a doce música: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico

: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78264

Keywords:

Mário de Andrade, Chico Antônio, Teórico e prático, cantar brasileiro, viola quebrada

Abstract

This work is about associate the musicologist and practical man Mário de Andrade – the theoretical and musician, the writer and singer. Through these two possibilities, that complement each other, Mário de Andrade has established himself as the greatest scholar and connoisseur of Brazilian music and, with relative recent discoveries, also a singer who demonstrated in practice what he was thinking in theory. His singing and writings on the practice of national singing were largely based on the figure of the embolador Chico Antônio, who synthesized, in singing, what Mário de Andrade professed in his bibliography. Our quest consists of decoding this contemporary Brazilian singing, supported by relevant and consecrated studies on the subject, and by listening to Mário de Andrade and Chico Antônio, tracing an outline of what would be the ideal of Brazilian singing in concert music today. The results were to verify that nasality, rhetorical dexterity, improvisation and joyfulness are still present in the daily lives of current embolada and modinhas singers, and how Mário de Andrade left a legacy with a close connection with the multifaceted ethnic singing of the different “Brazils” of all regions of the mainland country.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Razzante Vaccari, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil pedrovaccari1@usp.br

Pós-doutorando pela USP. Doutor em Música pela Unesp. Mestre em Música e Bacharel em Música pela UNESP. Foi bolsista do CNpq - 2006 a 2008. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira erudita ,Musicologia histórica, Etnomusicologia, canto lírico no Brasil, canto coral e etnomusicologia da performance. Publicou artigos na Revista Música da USP (2018), Revista Association of Ethnomusicology de Ancara na Turquia (2019), Revista Orfeu da UDESC (2019), Revista Música em Contexto da UnB (2019). EM 2020 publicou na Revista Internacional em Língua Portuguesa, RILP, e na Revista Ictus da UFBA, e em 2021 na Revista da Tulha da USP. Foi membro da Comissão organizadora da Jornada PPG IA UNESP 3A Edição Internacional de 2019, sendo o responsável pela área de Música. Apresentou trabalhos na Anppom (2017), Simpósio Internacional 250 anos do Padre José Maurício Nunes Garcia (2017), V e VI Simpósio Villa-Lobos da USP (2019 e 2021), Jornada PPG IA UNESP 3A Edição Internacional (2019), V EITAM da Unicamp (2019). Desde 2008 é membro do Coro Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo, fundado por Mário de Andrade. Publicou, ainda, poemas pela Editora Vivara (Brasil, 2017, 2018), e Chiado (Portugal, 2017, 2018, 2019 e 2020). Estudou no Brasil com Martha Herr (2004-2013), Neyde Thomas (2009), na Alemanha com Ulrike Sonntag (2010), Gerd Türk (2015) e Birgit Wagner (2019/20), na Itália com Nicola Pamio (2016), nos EUA com Marko Lampas (2018). Em 2021 apresentou artigos na International Conference CIPEM de Porto, em Portugal, e publicou na Revista Nava da UFJF. Além disso apresentou artigo na ANPPOM 2021 e em 2022 publicou artigo na Revista Espaço Acadêmico. Tem sido consultor ad hoc dessas duas revistas acima, além de parecerista da ANPPOM e da revista PER MUSI. Em novembro de 2021 apresentou-se como solista no Réquiem do padre José Maurício Nunes Garcia, sua pesquisa de Doutorado, com o Coral Paulistano sob a regência de Maíra Ferreira. No dia da consciência negra, 20 de novembro de 2021, apresentou-se na rádio da UFRGS para um debate sobre raça e José Maurício Nunes Garcia, com o Prof. Dr. Cláudio Remião. Sua pesquisa de Pós-Doutorado investiga a modinha sob a ótica de Mário de Andrade, principalmente a desenvolvida por Villa-Lobos. Em julho de 2022 realizou, no Theatro Municipal de São Paulo - Praça das Artes, o recital Schumann e Villa-Lobos, com canções e resultados de sua problemática de pesquisa no pós doutorado na USP. Em agosto de 2022 publicou artigo na revista ORFEU e em setembro na revista LABOR HISTÓRICO, e seu livro foi aprovado para ser publicado pela Editora da Universidade Estadual de Londrina. 

Published

2024-10-01

How to Cite

RAZZANTE VACCARI, P. A “Viola quebrada” e a doce música: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico: : entre o Mário de Andrade cantor e o teórico. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78264. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78264. Acesso em: 18 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos