A composição musical coletiva na formação de professores generalistas:

uma abordagem qualitativa e interpretativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.79588

Palavras-chave:

composição musical coletiva, educação musical, formação de professores

Resumo

Este estudo de natureza qualitativa e cunho interpretativo, aborda o tema da criação/composição musical na formação de professores generalistas. Analisa as fases da composição musical coletiva desenvolvidas ao longo de um programa de formação á luz dos processos de construção do conhecimento e da aprendizagem profissional dos professores generalistas, no domínio da música. O modelo formativo priorizou uma proposta pedagógica assente em processos de aprendizagem cooperativa baseada num desafio compositivo realizado em pequenos grupos. A proposta desenvolvida teve como intuito criar um ambiente de aprendizagem seguro, potencialmente rico em significados e que permitisse aos futuros professores relacioná-la com a sua estrutura prévia de sentidos, interesses e preferências estéticas e musicais. A concretização deste planejamento permitiu coletar e analisar dados de 15 portefólios de grupo e 58 reflexões individuais. Dois principais enfoques de investigação integram o processo analítico deste trabalho: identificar e refletir sobre as características dos processos de criação/composição coletiva desenvolvidos e compreender o que representa esta abordagem pedagógica para a prática pedagógica dos futuros professores. As implicações deste estudo visam contribuir para a reflexão e discussão dos processos de construção do conhecimento e da aprendizagem profissional dos professores generalistas no âmbito da criação/composição em música.

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Biografia do Autor

Sandrina Milhano, Instituto Politécnico de Leiria, Ci&DEI Leiria, Portugal, sandrina.milhano@ipleiria.pt



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Publicado

2024-09-13 — Atualizado em 2024-09-18

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Como Citar

MILHANO, S. A composição musical coletiva na formação de professores generalistas: : uma abordagem qualitativa e interpretativa. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79588. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos