A composição musical coletiva na formação de professores generalistas:
uma abordagem qualitativa e interpretativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.79588Palavras-chave:
composição musical coletiva, educação musical, formação de professoresResumo
Este estudo de natureza qualitativa e cunho interpretativo, aborda o tema da criação/composição musical na formação de professores generalistas. Analisa as fases da composição musical coletiva desenvolvidas ao longo de um programa de formação á luz dos processos de construção do conhecimento e da aprendizagem profissional dos professores generalistas, no domínio da música. O modelo formativo priorizou uma proposta pedagógica assente em processos de aprendizagem cooperativa baseada num desafio compositivo realizado em pequenos grupos. A proposta desenvolvida teve como intuito criar um ambiente de aprendizagem seguro, potencialmente rico em significados e que permitisse aos futuros professores relacioná-la com a sua estrutura prévia de sentidos, interesses e preferências estéticas e musicais. A concretização deste planejamento permitiu coletar e analisar dados de 15 portefólios de grupo e 58 reflexões individuais. Dois principais enfoques de investigação integram o processo analítico deste trabalho: identificar e refletir sobre as características dos processos de criação/composição coletiva desenvolvidos e compreender o que representa esta abordagem pedagógica para a prática pedagógica dos futuros professores. As implicações deste estudo visam contribuir para a reflexão e discussão dos processos de construção do conhecimento e da aprendizagem profissional dos professores generalistas no âmbito da criação/composição em música.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-09-18 (2)
- 2024-09-13 (1)