Folclore Musical de Rugova:

Perspectivas sobre Canção, Dança e Patrimônio Cultural dos Habitantes das Montanhas de Kosovo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.77208

Palavras-chave:

Kosovo Highlanders, folk art, ethnic traditions, monody, costume ornamentation

Resumo

À luz do impacto da globalização na homogeneização cultural, torna-se importante compreender o património musical distinto de grupos étnicos como os montanheses do Kosovo. Este estudo tem como objetivo descobrir as nuances da criatividade musical nacional dos montanheses do Kosovo, centrando-se em aspectos como as tradições vocais, de dança, teatrais e de jogo. Empregando métodos de análise, comparação e síntese, esta investigação examinou textos de canções originais e gravações coreográficas, aprofundando os aspectos multifacetados das artes musicais tradicionais orais de Rugova. A investigação revelou o conteúdo único e a diversidade estilística de várias formas de arte folclórica, incluindo a escrita de canções, a coreografia, as actuações teatrais e os jogos tradicionais. Identificou categorias-chave dentro de cada ramo do folclore, elucidando as características da música vocal de Rugova, tais como a textura monódica, a escala pentatónica e a instrumentação distintiva. Além disso, foi chamada a atenção para a especificidade e funcionalidade dos trajes tradicionais, que oferecem conforto e proteção no clima difícil de Rugova. O estudo apresenta a criatividade tradicional oral de Rugova como um sistema integrado que inclui múltiplos componentes, oferecendo assim novas perspectivas sobre o património cultural dos montanheses do Kosovo. As suas implicações práticas estendem-se a domínios como a musicologia, os estudos culturais, a performance folclórica e a etnografia.

Palavras-chave: expressões culturais. rituais folclóricos. transmissão intergeracional. tradições étnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arsim Kelmendi, Department of Music, Haxhi Zeka University, Peja, Kosovo, kelmendiarsim139@gmail.com

Arsim Kelmendi is a musicologist and professor with a master's degree in Musicological Sciences from the University of Pristina, Faculty of Arts, where he specialized in instrumental music, particularly in the oboe section. He has published numerous research papers in various international and national academic journals, focusing on the development of musical ensembles and wind instrument performance in Kosovo. He is also involved in teaching music theory and history at the University "Haxhi Zeka" in Pejë, Kosovo. Kelmendi has participated in various conferences and symposia across Europe, contributing to discussions on Eastern European music before and after the Cold War, and has been a member of several choirs and orchestras, performing as a principal oboist in numerous concerts across Kosovo, Germany, and other European countries.

Hysen Nimani, Department of Music, Haxhi Zeka University, Peja, Kosovo, hysennimani3@hotmail.com

 

Hysen Nimani is a professor at Universiteti Haxhi Zeka in Pejë, Kosovo, where he has been teaching since October 2011. With over 13 years of academic experience, he has contributed significantly to higher education in the region. In addition to his role at the university, Nimani has also been a professor at SH-M-M "Halit Kasapolli" since September 2009, amassing over 15 years of experience in education. Alongside his academic career, he serves as General Manager of Vranina, a position he has held since March 1996, bringing over 28 years of managerial expertise.

Downloads

Publicado

2024-10-07 — Atualizado em 2024-10-12

Versões

Como Citar

KELMENDI, A.; NIMANI, H. Folclore Musical de Rugova:: Perspectivas sobre Canção, Dança e Patrimônio Cultural dos Habitantes das Montanhas de Kosovo. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.77208. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/77208. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos