Escutar com máquinas, compor com pássaros
sobre ‘nós, passarinho’ para flauta e eletrônica em tempo real
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.78610Palavras-chave:
composição, escuta de máquina, live-electronics, pássarosResumo
O trabalho aborda processos pessoais de composição com recursos computacionais relacionados à escuta de/com máquinas na peça ‘nós, passarinho’ (2023), para flauta e eletrônica em tempo real. São abordados aspectos técnicos, conceituais e contextuais do processo criativo e das pesquisas a ele relacionadas envolvendo o desenvolvimento de algoritmos, técnicas de análise e processamento de áudio, processos de escrita musical associados a recursos algorítmicos e o uso de sistemas musicais interativos. A primeira seção contextualiza a criação da peça, abordando aspectos poéticos, a temática geral, técnicas e pesquisas relacionadas à peça. Na segunda seção, são descritos algumas ferramentas e técnicas desenvolvidas e aplicadas relacionadas à escuta de/com máquinas. O conceito de ‘inscrição’ é abordado na terceira seção a partir de sua aplicabilidade no contexto composicional em questão. A quarta seção aborda aspectos gerais da escrita composicional levando em conta contingências e estratégias criativas. Ao final, o texto levanta questões relacionadas às pesquisas em andamento e aos desdobramentos que o processo criativo da peça abriu para novos projetos artísticos e investigativos.