Escutar com máquinas, compor com pássaros

sobre ‘nós, passarinho’ para flauta e eletrônica em tempo real

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78610

Palavras-chave:

composição, escuta de máquina, live-electronics, pássaros

Resumo

O trabalho aborda processos pessoais de composição com recursos computacionais relacionados à escuta de/com máquinas na peça ‘nós, passarinho (2023), para flauta e eletrônica em tempo real. São abordados aspectos técnicos, conceituais e contextuais do processo criativo e das pesquisas a ele relacionadas envolvendo o desenvolvimento de algoritmos, técnicas de análise e processamento de áudio, processos de escrita musical associados a recursos algorítmicos e o uso de sistemas musicais interativos. A primeira seção contextualiza a criação da peça, abordando aspectos poéticos, a temática geral, técnicas e pesquisas relacionadas à peça. Na segunda seção, são descritos algumas ferramentas e técnicas desenvolvidas e aplicadas relacionadas à escuta de/com máquinas. O conceito de ‘inscrição’ é abordado na terceira seção a partir de sua aplicabilidade no contexto composicional em questão. A quarta seção aborda aspectos gerais da escrita composicional levando em conta contingências e estratégias criativas. Ao final, o texto levanta questões relacionadas às pesquisas em andamento e aos desdobramentos que o processo criativo da peça abriu para novos projetos artísticos e investigativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Henrique Padovani, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, jhp@ufmg.br

José Henrique Padovani é Professor Adjunto do Departamento de Teoria Geral da Música  área: Composição  na Escola de Música da UFMG, onde atua também como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música (linhas: 'Processos Analíticos e Criativos' e 'Sonologia'). Foi professor efetivo do Departamento de Música da UFPB (2012-2016) e do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp (2016-2017). É bacharel em Música (Composição) pela Escola de Música da UFMG (2006), e Mestre (2009) e Doutor (2013) em Música (Processos Criativos) pelo Instituto de Artes da Unicamp. Suas peças foram realizadas e premiadas, no Brasil e no exterior, por grupos como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, LArsenale, The Arditti Quartet, Ostravská Banda, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica da UFPB, Camerata Aberta, e Sinfonieorchester der Musikhochschule für Musik und Theater Hamburg.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

PADOVANI, J. H. Escutar com máquinas, compor com pássaros: sobre ‘nós, passarinho’ para flauta e eletrônica em tempo real. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78610. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78610. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê SiMN 2023 Música Nova