v. 22 (2022)

					Visualizar v. 22 (2022)
Publicado: 2022-01-17

Artigos

  • Auto-organização nos manuais do cinema silencioso O músico como agente criativo e informacional

    Eduardo D'Urso Hebling, Prof. Dr. Jônatas Manzolli
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70536
  • Da Música Caipira ao Sertanejo Universitário Uma Escalada de (De)Formação Cultural

    Mateus Gervásio Brandão, Cristiano Aparecido da Costa, Eliton Perpetuo Rosa Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70772
  • Aspectos práticos acerca da interpretação da “Sonata p.a Órgão” em Dó Maior de Arouca (começo do séc. XIX) Aspectos práticos acerca da interpretação da “Sonata p.a Órgão” em Dó Maior de Arouca (começo do séc. XIX): organologia x filologia musical

    Marco Brescia
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71262
  • Consumo e experiência estética duas leituras de Kid A, do Radiohead

    Pedro Martins
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.67664
  • Mathieu-André Reichert (1830-1880) e as transitividades de uma “flauta mágica” no Brasil oitocentista

    Humberto Amorim
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69204
  • Evaluación del papel de la educación musical en primaria en escuelas públicas y concertadas desde la perspectiva familiar

    Ana María Botella Nicolás, Rosa Isusi-Fagoaga, David Salvador Salvador
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69725
  • Improving Music Education Using Virtual Reality Techniques

    Yuan-hua Wu, Ting-ting Tao
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73536
  • Onyms in Russian-language Rap Discourse as a Means of Intertextuality

    Alfiya Aznabaeva, Olga Novikova, Yuliya Kalugina
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70237
  • Musicoterapia na Dependência Química Uma Revisão Integrativa

    Frederico Pedrosa, Cybelle Maria Veiga Loureiro, Frederico Duarte Garcia
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70651
  • A perspectiva enativa como uma possibilidade de fundamentação para práticas na educação musical

    Anderson Toni, Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71085
  • Autorregulação e autoeficácia na construção da performance ao piano

    Adriana Akemi Kikuchi Calzavara, Paula Alliprandini
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.65981
  • Court music of China, Japan and Korea in the 16th - 17th centuries: a comparative analysis

    Linlin Guo
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71641
  • Considerações sobre a religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado

    Fabiola Pinheiro, Fernando Corvisier
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69369
  • Análise musical de características sonoras emergentes usando descritores acústicos e psicoacústicos

    Danilo Rossetti, Micael Antunes, Jônatas Manzolli
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73261
  • A realização de ditados melódicos em Percepção Musical um levantamento de estratégias usadas no Brasil

    Caroline Caregnato, Rafael Rauski
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70051
  • Que professor de música serei? Um estudo de caso sobre as filosofias de ensino de professores de música suecos em formação no último ano

    Daniel Mateos-Moreno
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.74137
  • Peculiarities of Music Performance in the Flow State

    Zhenguo Pang
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70537
  • Creative Digital Tools for Teaching Piano

    Yuezhi Wang
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70961
  • Dmitri Shostakovich Elementos identitários e a temática do mal no Allegretto da Sétima Sinfonia, OP. 60 – Leningrado

    Prof. Dr. José Reinaldo Felipe Martins Filho, Gustavo Augusto da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71385
  • Música e rádio na China Maoísta (1949-1976)

    Beatriz Silva, Luzia Rocha
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.68271
  • Music and Text in Spanish Baroque Theatre: La entrada de Baco en Tebas (Valencia, 1705)

    Nieves Pascual
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69294
  • El canto colectivo: placentera herramienta para el enriquecimiento musical del coralista

    Rafael Carlos Benito Martínez, Ana Belén Cañizares Sevilla, Ignacio González López
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69811
  • Emotional expression in vocal skill from the perspective of multiculturalism

    Di Wang
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73655
  • Aproximações Culturais nas Pedagogias Musicais de Dalcroze, Kodály, Willems e Orff

    Nilceia Silveira Protásio
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71134
  • Confiabilidade Inter-examinadores da “Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento” para validação no contexto brasileiro

    Aline Moreira Brandão André, Cristiano Mauro Assis Gomes, Cybelle Maria Veiga Loureiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.67027
  • Postmodernism in Ukrainian music: “Quiet Songs” by Valentyn Silvestrov

    Vasyl Zhukov, Lyudmila Lisunova, Fang Mei, Yingzhi Wang
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71779
  • Rumble: Uma música boa para brigar (e para pensar)

    Alexandre Eleutério Rocha, Correa, Antenor Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69143
  • Queixas e Sintomas auditivos em normo-ouvintes músicos e não músicos

    Sávia Leticia Menuzzo Quental, Maria Isabel Ramos do Amaral, Christiane Marques do Couto
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73177
  • Histórias da música popular no currículo chileno

    Laura Francisca Jordán González, Ricardo Alvarez Bulacio
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70180
  • Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti

    Celso Barrufi Jr., Regina Antunes Teixeira dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70580
  • Experiências acústicas na paisagem sonora escolar rural

    Doutor Elder Oliveira, Doutora Paula Henning
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70985
  • Innovative Assessment Methods for the French Horn: Increasing the Effectiveness of Education

    Ning Zhou
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71569
  • Efeitos da educação musical no desenvolvimento emocional de adolescentes de 10 a 18 anos. Uma revisão sistemática Una revisión sistemática

    José Salvador Blasco-Magraner, Pablo Marín-Liébana, Ana María Botella-Nicolás
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.68847
  • Gamificação e percussão corporal projeto e validação de uma ferramenta computacional

    Paloma Bravo-Fuentes
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73147
  • Toquemos juntos! Motivación e interacción en el aula en iniciativas musicales comunitarias

    Cristina Arriaga-Sanz, Roberto Macián-González, Alberto Cabedo-Mas, Lidón Moliner
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69312

Dossier China

  • Comparative analysis of Chinese and European classical music

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.72379
  • Peculiarities of Singing in Chinese Popular and Traditional Music: Influence of Musical Genres on Vocals

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73226
  • The perception of vocal aesthetics in digital art

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.68883
  • Chinese Piano Music: the Role of Composer Chu Wanghua in the Evolution of Modern Piano Traditions in China (the Case of the ‘Sounds of the Temple’ Capriccio Suite)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73153
  • Features of Singing in Chinese Pop and Traditional Music: the Influence of the Music Genre on Vocal Music

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73137
  • Teaching Piano in Colleges and Universities Based on Cross-Cultural Music Education

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73227
  • Creativity level of students in the course of collaborative flute jamming

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70327
  • Tecnologias digitais na educação musical: o caso dos estudantes chineses

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70752
  • The impact of group singing on students' psycho-emotional state

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69631
  • The Musical Style of Composer Chu Wanghua: the Role of Traditional Compositional Components of Chinese Folk Music in ‘Yellow River’ Piano Concerto

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73395
  • Chinese Art of Playing the Bamboo Flute: the Differences in Acoustic Parameters When Performing Music of Contemporary Chinese Composers and the Influence of the National Compositional Tradition

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73248
  • The effect of listening to music on the physiological responses of children with special needs

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69927
  • Chinese traditional motifs in contemporary European music

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73677