Queixas e Sintomas auditivos em normo-ouvintes músicos e não músicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.73177

Palavras-chave:

Música, Percepção auditiva, Sinais e sintomas

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar as consequências da exposição de músicos a sons em suas práticas. Relatos de queixas ou sintomas auditivos de 28 músicos profissionais foram comparados com de 28 não músicos, todos com percepção auditiva normal. Os músicos apresentaram maior ocorrência de sintomas auditivos, especialmente o zumbido. Mesmo com a audição considerada “dentro dos padrões de normalidade”, sintomas ou queixas auditivas alertam para o risco a que músicos estão expostos e da necessidade de atenção à saúde auditiva nessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávia Leticia Menuzzo Quental, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campinas, São Paulo, Brasil, saviaquental@gmail.com

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. É Fonoaudióloga Pesquisadora em Audiologia no Departamento de Desenvolvimento e Reabilitação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, para auxílio às atividades de pesquisa e ensino. Atua também em clínica para realização da Avaliação otoneurológica, e na programação de processadores de fala/acompanhamento de usuários de Implante coclear.

Maria Isabel Ramos do Amaral, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, mamaral@unicamp.br

Fonoaudióloga (2006), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente/Unicamp (2010), Doutora em Ciências - área de concentração Saúde da Criança e do Adolescente/Unicamp (2014) e Pós Doutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Unicamp (2016). 
Áreas de Interesse: Avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo em diferentes faixas etárias, diagnóstico audiológico e Otoneurologia -Avaliação e Reabilitação Vestibular. 

Christiane Marques do Couto, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, cmcouto@unicamp.br

Fonoaudióloga (1989) Especialista em Audiologia(2001) Mestre pelo Instituto de Física da USP(2000) área de concentração: Acústica e Doutora pela Faculdade de Medicina da USP (2004)  – área de concentração: fisiopatologia experimental.
Áreas de interesse: prótese auditiva, diagnóstico audiológico, acústica e psicoacústica aplicadas ao sistema auditivo.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Como Citar

MENUZZO QUENTAL, S. L.; RAMOS DO AMARAL, M. I.; MARQUES DO COUTO, C. Queixas e Sintomas auditivos em normo-ouvintes músicos e não músicos. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.73177. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/73177. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos