v. 22 (2022)

					Visualizar v. 22 (2022)
Publicado: 2022-01-17

Artigos

  • El canto colectivo: placentera herramienta para el enriquecimiento musical del coralista

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69811
    Rafael Carlos Benito Martínez, Ana Belén Cañizares Sevilla, Ignacio González López
  • Emotional expression in vocal skill from the perspective of multiculturalism

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73655
    Di Wang
  • Aproximações Culturais nas Pedagogias Musicais de Dalcroze, Kodály, Willems e Orff

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71134
    Nilceia Silveira Protásio
  • Confiabilidade Inter-examinadores da “Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento” para validação no contexto brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.67027
    Aline Moreira Brandão André, Cristiano Mauro Assis Gomes, Cybelle Maria Veiga Loureiro
  • Postmodernism in Ukrainian music: “Quiet Songs” by Valentyn Silvestrov

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71779
    Vasyl Zhukov, Lyudmila Lisunova, Fang Mei, Yingzhi Wang
  • Rumble: Uma música boa para brigar (e para pensar)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69143
    Alexandre Eleutério Rocha, Correa, Antenor Ferreira
  • Queixas e Sintomas auditivos em normo-ouvintes músicos e não músicos

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73177
    Sávia Leticia Menuzzo Quental, Maria Isabel Ramos do Amaral, Christiane Marques do Couto
  • Histórias da música popular no currículo chileno

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70180
    Laura Francisca Jordán González, Ricardo Alvarez Bulacio
  • Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70580
    Celso Barrufi Jr., Regina Antunes Teixeira dos Santos
  • Experiências acústicas na paisagem sonora escolar rural

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70985
    Doutor Elder Oliveira, Doutora Paula Henning
  • Innovative Assessment Methods for the French Horn: Increasing the Effectiveness of Education

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71569
    Ning Zhou
  • Efeitos da educação musical no desenvolvimento emocional de adolescentes de 10 a 18 anos. Uma revisão sistemática Una revisión sistemática

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.68847
    José Salvador Blasco-Magraner, Pablo Marín-Liébana, Ana María Botella-Nicolás
  • Gamificação e percussão corporal projeto e validação de uma ferramenta computacional

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73147
    Paloma Bravo-Fuentes
  • Toquemos juntos! Motivación e interacción en el aula en iniciativas musicales comunitarias

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69312
    Cristina Arriaga-Sanz, Roberto Macián-González, Alberto Cabedo-Mas, Lidón Moliner
  • Auto-organização nos manuais do cinema silencioso O músico como agente criativo e informacional

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70536
    Eduardo D'Urso Hebling, Prof. Dr. Jônatas Manzolli
  • Da Música Caipira ao Sertanejo Universitário Uma Escalada de (De)Formação Cultural

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70772
    Mateus Gervásio Brandão, Cristiano Aparecido da Costa, Eliton Perpetuo Rosa Pereira
  • Aspectos práticos acerca da interpretação da “Sonata p.a Órgão” em Dó Maior de Arouca (começo do séc. XIX) Aspectos práticos acerca da interpretação da “Sonata p.a Órgão” em Dó Maior de Arouca (começo do séc. XIX): organologia x filologia musical

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71262
    Marco Brescia
  • Consumo e experiência estética duas leituras de Kid A, do Radiohead

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.67664
    Pedro Martins
  • Mathieu-André Reichert (1830-1880) e as transitividades de uma “flauta mágica” no Brasil oitocentista

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69204
    Humberto Amorim
  • Evaluación del papel de la educación musical en primaria en escuelas públicas y concertadas desde la perspectiva familiar

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69725
    Ana María Botella Nicolás, Rosa Isusi-Fagoaga, David Salvador Salvador
  • Improving Music Education Using Virtual Reality Techniques

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73536
    Yuan-hua Wu, Ting-ting Tao
  • Onyms in Russian-language Rap Discourse as a Means of Intertextuality

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70237
    Alfiya Aznabaeva, Olga Novikova, Yuliya Kalugina
  • Musicoterapia na Dependência Química Uma Revisão Integrativa

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70651
    Frederico Pedrosa, Cybelle Maria Veiga Loureiro, Frederico Duarte Garcia
  • A perspectiva enativa como uma possibilidade de fundamentação para práticas na educação musical

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71085
    Anderson Toni, Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
  • Autorregulação e autoeficácia na construção da performance ao piano

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.65981
    Adriana Akemi Kikuchi Calzavara, Paula Alliprandini
  • Court music of China, Japan and Korea in the 16th - 17th centuries: a comparative analysis

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71641
    Linlin Guo
  • Considerações sobre a religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69369
    Fabiola Pinheiro, Fernando Corvisier
  • Análise musical de características sonoras emergentes usando descritores acústicos e psicoacústicos

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73261
    Danilo Rossetti, Micael Antunes, Jônatas Manzolli
  • A realização de ditados melódicos em Percepção Musical um levantamento de estratégias usadas no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70051
    Caroline Caregnato, Rafael Rauski
  • Que professor de música serei? Um estudo de caso sobre as filosofias de ensino de professores de música suecos em formação no último ano

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.74137
    Daniel Mateos-Moreno
  • Peculiarities of Music Performance in the Flow State

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70537
    Zhenguo Pang
  • Creative Digital Tools for Teaching Piano

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70961
    Yuezhi Wang
  • Dmitri Shostakovich Elementos identitários e a temática do mal no Allegretto da Sétima Sinfonia, OP. 60 – Leningrado

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.71385
    Prof. Dr. José Reinaldo Felipe Martins Filho, Gustavo Augusto da Silva
  • Música e rádio na China Maoísta (1949-1976)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.68271
    Beatriz Silva, Luzia Rocha
  • Music and Text in Spanish Baroque Theatre: La entrada de Baco en Tebas (Valencia, 1705)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69294
    Nieves Pascual

Dossier China

  • Creativity level of students in the course of collaborative flute jamming

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70327
  • Tecnologias digitais na educação musical: o caso dos estudantes chineses

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.70752
  • The impact of group singing on students' psycho-emotional state

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69631
  • The Musical Style of Composer Chu Wanghua: the Role of Traditional Compositional Components of Chinese Folk Music in ‘Yellow River’ Piano Concerto

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73395
  • Chinese Art of Playing the Bamboo Flute: the Differences in Acoustic Parameters When Performing Music of Contemporary Chinese Composers and the Influence of the National Compositional Tradition

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73248
  • The effect of listening to music on the physiological responses of children with special needs

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.69927
  • Chinese traditional motifs in contemporary European music

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73677
  • Comparative analysis of Chinese and European classical music

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.72379
  • Peculiarities of Singing in Chinese Popular and Traditional Music: Influence of Musical Genres on Vocals

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73226
  • The perception of vocal aesthetics in digital art

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.68883
  • Chinese Piano Music: the Role of Composer Chu Wanghua in the Evolution of Modern Piano Traditions in China (the Case of the ‘Sounds of the Temple’ Capriccio Suite)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73153
  • Features of Singing in Chinese Pop and Traditional Music: the Influence of the Music Genre on Vocal Music

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73137
  • Teaching Piano in Colleges and Universities Based on Cross-Cultural Music Education

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v22.73227