Análise musical de características sonoras emergentes usando descritores acústicos e psicoacústicos
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.73261Palavras-chave:
emergence, musical form, sound perception, computer-aided musical analysis, Audio-descriptors, computational musicologyResumo
Nos séculos XX e XXI, após o advento da música eletroacústica e suas influências na música instrumental, a expansão da paleta sonora empregadas nas composições musicais é considerável. Ademais, com as técnicas de gravação e avanços tecnológicos disponíveis, uma nova cultura centrada no som se tornou relevante. Por outro lado, surgiram novos problemas na análise musical, tais como incorporar emergências sonoras e formais no trabalho analítico. Apresentamos uma metodologia de análise musical que procura representar estes fenômenos emergentes que surgem pela percepção por meio de ferramentas computacionais baseadas em descritores de áudio acústicos e psicoacústicos. Estas ferramentas desenvolvidas são discutidas, e a informação obtida por essas análises é discutida de duas maneiras: 1) a emergência sonológica que acontece pela interação dos componentes espectrais, e 2) a emergência da forma musical pela percepção. Como conclusão, esta pesquisa busca fornecer interpretações destes tipos de emergência relacionadas à música por meio da análise das singularidades (saliências e pregnâncias) que surgem nas obras analisadas.