Musical Analysis of Sound Feature Emergences Using Acoustic and Psychoacoustic Descriptors

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.73261

Keywords:

emergence, musical form, sound perception, computer-aided musical analysis, Audio-descriptors, computational musicology

Abstract

In the 20th and 21st centuries, after the advent of electroacoustic music and its influences in instrumental music, the expansion of the sound palette employed in musical compositions is considerable. Moreover, with recording techniques and technological advances available, a new culture centered on sound became relevant. Along with the expansion of compositional possibilities, new problems in musical analysis arise, such as how to incorporate sound-feature and form emergences in the analysis work. We present a methodology of musical analysis that aims to represent these emergent phenomena that arise through perception by computer-aided tools based on acoustic and psychoacoustic descriptors. These tools developed are discussed, and the information achieved is interpreted from two biases: 1) the emergence of sound features related to the interaction of spectral components, and 2) the emergence of macroform of the musical works by perception. As a conclusion, this research aims to give interpretations of those emergence features in music by means of the analysis of the singularities (saliences and pregnancies) that arise in the works analysed. 

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Author Biographies

Danilo Rossetti, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, d.a.a.rossetti@gmail.com

Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti é professor, pesquisador e compositor cujo trabalho se concentra na pesquisa interdisciplinar por meio do uso de tecnologias, metodologias e práticas colaborativas em processos criativos, performances e análises musicais. É professor da Universidade Federal do Mato Grosso, das disciplinas de harmonia, análise musical e música eletroacústica, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP e líder do grupo de pesquisa do CNPq "Criação, análise e performance musical com suporte computacional". Estudou composição com José Manuel López López, Silvio Ferraz e Flo Menezes, e técnicas de interação entre instrumentos acústicos e computadores na música mista com Alain Bonardi e Anne Sèdes. É Doutor em Composição Musical pela UNICAMP, com período sanduíche no Centre de recherche Informatique et Création Musicale da Université Paris 8, Mestre em Música e Bacharel em Composição (instrumental e eletroacústica) e Regência pela UNESP. Realizou pesquisa de pós-doutorado junto ao Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, sob supervisão do Prof. Dr. Jônatas Manzolli e com apoio FAPESP. Possui composições para diferentes formações instrumentais (solos ou conjuntos de câmara), acusmáticas, mistas (congregando instrumentos acústicos e sons eletrônicos) e multimodais (instalações audiovisuais, música e dança, criações virtuais e música telemática)

Micael Antunes, State University of Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil, micaelant@gmail.com

Micael Antunes da Silva é aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade de Campinas. Atua no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação sonora, sob orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Sua pesquisa atual tem foco em análise musical assistida por modelos computacionais. É compositor e Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde teve como foco de sua pesquisa sistemas de afinação e modelos psicoacústicos de dissonância sensorial. Foi professor do Programa Guri Santa Marcelina, atuando como professor de teoria e iniciação musical e como idealizador do Curso Modular de Escuta e Criação Musical, além de ter ministrado um curso de capacitação para professores. Como compositor, atuou no Coletivo Capim Novo tendo participados de diversos concertos em São Paulo com peças para diversas formações camerísticas e com interações com música eletrônica. Trabalhou como um dos compositores e produtor musical nas peças compostas para o livro Cena Absurdo do poeta Pedro Marques. Participou como autor de trabalhos acadêmicos e artísticos em países como Estados Unidos, Portugal e Argentina.

Jônatas Manzolli, State University of Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil, jotamanzo@gmail.com

É graduado em Matemática Aplicada Computacional (1983) e em Composição e Regência (1987) e é mestre em Matemática Aplicada (1988) ambos pela Uncamp. Desenvolveu seu doutorado (PhD) na University of Nottingham (1993) sobre Composição Musical. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Artes da Unicamp e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Compositor e matemático, pesquisa a interação entre Arte e Tecnologia em criação musical, computação musical e ciências cognitivas. Atua no programa de pós-graduação em Música com ênfase em Processos Criativos e Fundamentos Teóricos em Música e Tecnologia. Suas publicações focam, principalmente, os seguintes temas: composição musical, síntese de som, auto-organização e criatividade sonora, ambientes interativos para composição, modelos matemáticos e computação evolutiva aplicados a processos sonoros. Sua produção artística relaciona música instrumental, eletroacústica, obras multimídia para dança e instalações sonoras.

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Published

2022-09-26

How to Cite

ROSSETTI, D.; ANTUNES, M.; MANZOLLI, J. Musical Analysis of Sound Feature Emergences Using Acoustic and Psychoacoustic Descriptors. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.73261. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/73261. Acesso em: 27 jul. 2024.

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Section

Artigos