Considerações sobre a religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado

Autores

  • Fabiola Pinheiro Universidade Federal da Bahia, Salvador (UFBA), Bahia, Brasil, fabiola.o.f@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-2813-1817
  • Fernando Corvisier Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, corvisier@usp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.69369

Palavras-chave:

Almeida Prado, música para piano, religiosidade católica

Resumo

José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010), um dos mais prolíficos e importantes compositores brasileiros da segunda metade do século XX e início do século XXI, deixou um significativo legado em obras para piano. Na sua produção, chama a atenção a frequência em que a religiosidade católica, uma temática muito cara ao compositor, aparece. Católico praticante, Almeida Prado busca sentido religioso em toda a sua obra. Neste artigo, discutiremos aspectos que motivaram esta abordagem temática, e suas obras pianísticas que seguem esta proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiola Pinheiro, Universidade Federal da Bahia, Salvador (UFBA), Bahia, Brasil, fabiola.o.f@hotmail.com

Fabiola Pinheiro é natural de Brasília. Obteve diplomas pela Universidade Federal da Paraíba (graduação) e pela Universidade Federal da Bahia (doutorado). Estudou na Northern Illinois University, Duquesne University e Carnegie Mellon University. Participou do Bowdoin Music Festival e Aspen Music Festival.

Fernando Corvisier, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, corvisier@usp.br

Fernando Corvisier é pianista e Professor Associado Livre Docente na Universidade de São Paulo. Doutor em Música pela Universidade de Houston, estudou também na Universidade de Hartford, New England Conservatory e École Normale de Musique Alfred Cortot. Tem participado de congressos e conferências apresentando trabalhos sobre a obra para piano do compositor Almeida Prado e também dedicando especial interesse ao estudo do repertório de música brasileira.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

DE OLIVEIRA FERNANDES PINHEIRO, F.; CRESPO CORVISIER, F. Considerações sobre a religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.69369. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/69369. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos