Que professor de música serei? Um estudo de caso sobre as filosofias de ensino de professores de música suecos em formação no último ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.74137

Palavras-chave:

Música, Ensino, Filosofia, Crenças, Suécia

Resumo

As filosofias de ensino escritas são uma parte comum das aplicações para cargos de ensino de música. No entanto, o conteúdo desses não é comumente abordado na literatura de pesquisa em educação musical. No presente estudo, pretendo explorar as crenças no exercício da profissão expressas nessas declarações e com base no caso de professores de música em formação em uma universidade sueca. Os resultados mostraram quatro áreas diferentes de preocupação: aspectos relacionados à metodologia, aspectos relacionados a si mesmos, relacionados ao currículo e aspectos relacionados ao aluno. Além disso, discuto a impossibilidade de classificar as filosofias subjacentes dentro das tradicionais na educação musical e as implicações para o mundo profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mateos-Moreno, Universidade de Málaga, Andaluzia, Espanha, danielmm@uma.es

O Dr. Mateos-Moreno foi educado em instituições em vários países, incluindo a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e a Universidade Carnegie Mellon (EUA). É formado em composição musical e educação musical, com especial interesse em educação musical e musicoterapia. Atualmente trabalha como professor associado de educação musical na Universidade de Málaga (Espanha). Anteriormente, ocupou o cargo de Reader em pedagogia musical na Universidade de Karlstad (Suécia). Suas contribuições docentes e científicas incluem atuar como orientador e parecerista de dissertações de doutorado e liderar projetos de pesquisa financiados, além de ser autor de publicações em revistas como Psychology of Music, Music Education Research, International Journal of Music Education e The Arts in Psychotherapy. Ele é um feliz pai de dois filhos, um gato e um cachorro e gosta de compor músicas e ler sobre física.

Downloads

Publicado

2022-11-14

Como Citar

MATEOS-MORENO, D. Que professor de música serei? Um estudo de caso sobre as filosofias de ensino de professores de música suecos em formação no último ano. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.74137. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/74137. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos