Autorregulação e autoeficácia na construção da performance ao piano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.65981

Palavras-chave:

Autorregulação. Autoeficácia. Performance musical.

Resumo

Embasado na Teoria Social Cognitiva, este trabalho objetivou mensurar a autorregulação e a autoeficácia de estudantes pianistas da graduação e pós-graduação stricto sensu, na atividade de construção da performance, e estabelecer uma comparação considerando os níveis de escolaridade, idade, anos de experiência e horas de estudo. Trata de uma pequisa de campo, descritiva, com caráter quase exploratório e coleta de dados de forma online. Participaram 93 pianistas, estudantes de sete instituições de Ensino Superior de diferentes regiões do Brasil. Os resultados mostraram o perfil de autorregulação e autoeficácia nos diferentes níveis de formação, com diferenças significativas na comparação por nível de escolaridade, idade e horas de estudo diárias. A pesquisa trouxe implicações relevantes para a pedagogia da performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Akemi Kikuchi Calzavara, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, adrianacalzavara.musica@gmail.com

Mestre em Educação, na linha de Psicologia da Educação (2019). Especialista em Música - Performance - Piano, pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Graduada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Atua como pianista, professora e diretora musical.

Paula Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, paulaalliprandini@uel.br

Pós-Doutora junto ao Departamento de Psicologia da "Cornell University" em 1997/1998, Mestrado (1991) e Doutorado (1994) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986). Atuou como docente junto a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), União Pan Americana de Ensino (UNIPAN), União Educacional Minas Gerais (UNIMINAS) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Nessas Instituições assumiu uma série de atividades de docência, administrativas e acadêmico-científicas. Atualmente atua como Professor Associado A junto ao Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e membro do Comitê de ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP/UEL). Lider do grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação. É membro da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação-ADIPSIEDU (Braga, Portugal ).Sua produção científica aborda os seguintes temas: autorregulação da aprendizagem, estrategias de aprendizagem, percepção, memória e motivação, discutindo a contribuição destas temáticas no diagnóstico e intervenção frente ao processo de aprendizagem em contextos escolares.

Downloads

Publicado

2022-05-19 — Atualizado em 2022-08-06

Versões

Como Citar

KIKUCHI CALZAVARA, A. A.; ALLIPRANDINI, P. Autorregulação e autoeficácia na construção da performance ao piano. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.65981. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/65981. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos