Autorregulação e autoeficácia na construção da performance ao piano
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.65981Palavras-chave:
Autorregulação. Autoeficácia. Performance musical.Resumo
Embasado na Teoria Social Cognitiva, este trabalho objetivou mensurar a autorregulação e a autoeficácia de estudantes pianistas da graduação e pós-graduação stricto sensu, na atividade de construção da performance, e estabelecer uma comparação considerando os níveis de escolaridade, idade, anos de experiência e horas de estudo. Trata de uma pequisa de campo, descritiva, com caráter quase exploratório e coleta de dados de forma online. Participaram 93 pianistas, estudantes de sete instituições de Ensino Superior de diferentes regiões do Brasil. Os resultados mostraram o perfil de autorregulação e autoeficácia nos diferentes níveis de formação, com diferenças significativas na comparação por nível de escolaridade, idade e horas de estudo diárias. A pesquisa trouxe implicações relevantes para a pedagogia da performance.
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- 2022-09-09 (4)
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