Aproximações Culturais nas Pedagogias Musicais de Dalcroze, Kodály, Willems e Orff
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.71134Palavras-chave:
Pedagogias musicais europeias. Multiculturalismo. Interculturalidade.Resumo
As formas de difusão das pedagogias musicais europeias da primeira metade do século XX são multifacetadas. São notáveis as pedagogias de Dalcroze, Kodály, Willems e Orff não apenas em seus países de origem. Este trabalho visa contextualizar as referidas pedagogias, problematizando-as em uma perspectiva intercultural e reconfigurando suas potencialidades nas práticas pedagógico-musicais atuais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se elucidar os assuntos ligados às múltiplas dimensões da interface entre educação e interculturalidade, e às pedagogias musicais europeias. Concluímos que Dalcroze, Kodály, Willems e Orff consolidam práticas musicais vivas, constroem pontes para atividades pessoais de criação e delineiam experiências musicais significativas na atualidade.