Da Música Caipira ao Sertanejo Universitário

Uma Escalada de (De)Formação Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v22.70772

Palavras-chave:

Theodor Adorno, Música caipira, Sertanejo universitário

Resumo

Esta pesquisa, de cunho bibliográfico qualitativo, teve por objetivo analisar comparativamente, com base na Teoria Crítica Frankfurtiana, sob a ótica de Theodor Adorno, dois gêneros musicais diferentes: a música caipira e o sertanejo universitário. Tais gêneros foram analisados com base na discussão proposta por Adorno e Simpson a respeito da música popular, se valendo das categorias apresentadas por ambos, como a estandardização, pseudo-individuação, apresentação do material e fala de criança. O objetivo foi demonstrar o potencial (de)formativo de cada um desses gêneros e ressaltar qual deles possui uma maior possibilidade de contribuir no processo de formação do ser humano e também compreender qual o nível de influência da Indústria Cultural em cada um deles. Ao final das análises foi possível concluir que os dois gêneros em questão possuem uma forte influência da Indústria Cultural e devido a isso, o potencial de deformação humana em ambos é bem aparente, embora exista na música caipira uma contribuição um pouco maior para a formação humana que no sertanejo universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Gervásio Brandão, Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mateusgervasio@yahoo.com

Licenciado em Educação Musical, Instituto Federal de Goiás

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cristiano.costa@ifg.edu.br

Pós-Doutor e Doutor em Educação - FE-UFG. Atua no curso Técnico em Instrumento Musical, Licenciatura em Música e Mestrado em Artes do IFG.

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Goiás (IFG), Goânia, Goiás, Brasil, eliton.pereira@ifg.edu.br

Doutor em Educação (Universidade de Santiago de Compostela - Espanha). Atua no curso de Licenciatura em Música e Mestrado em Artes do IFG.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

BRANDÃO, M. G.; APARECIDO DA COSTA, C.; PERPETUO ROSA PEREIRA, E. Da Música Caipira ao Sertanejo Universitário: Uma Escalada de (De)Formação Cultural. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 22, 2022. DOI: 10.5216/mh.v22.70772. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/70772. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos