Da Música Caipira ao Sertanejo Universitário
Uma Escalada de (De)Formação Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v22.70772Palavras-chave:
Theodor Adorno, Música caipira, Sertanejo universitárioResumo
Esta pesquisa, de cunho bibliográfico qualitativo, teve por objetivo analisar comparativamente, com base na Teoria Crítica Frankfurtiana, sob a ótica de Theodor Adorno, dois gêneros musicais diferentes: a música caipira e o sertanejo universitário. Tais gêneros foram analisados com base na discussão proposta por Adorno e Simpson a respeito da música popular, se valendo das categorias apresentadas por ambos, como a estandardização, pseudo-individuação, apresentação do material e fala de criança. O objetivo foi demonstrar o potencial (de)formativo de cada um desses gêneros e ressaltar qual deles possui uma maior possibilidade de contribuir no processo de formação do ser humano e também compreender qual o nível de influência da Indústria Cultural em cada um deles. Ao final das análises foi possível concluir que os dois gêneros em questão possuem uma forte influência da Indústria Cultural e devido a isso, o potencial de deformação humana em ambos é bem aparente, embora exista na música caipira uma contribuição um pouco maior para a formação humana que no sertanejo universitário.