v. 23 (2023)

					Visualizar v. 23 (2023)
Publicado: 2023-02-13

Editorial

Artigos

  • A Pós-graduação em Música no Brasil: 40 anos da dissertação “O non legato na obra de Johann Sebastian Bach para teclado” de Margarida Maria Furtado-Weinberger

    Cássia Virgínia Coelho de Souza, Flavio Apro, Alerson Donizete de Oliveira, Thiago Leme Marconato, Débora Santos Porta Calefi Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.76303
  • Uma experiência de treinamento inicial e musical para futuros professores: uma abordagem criativa, multidisciplinar e colaborativa com foco na música eletroacústica

    Adela González-Zamora, Adolf Murillo, Jesús Tejada, Borja Mateu-Luján
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.77087
  • Mutual Interaction and Integration of Music Culture of She and Han Nationalities into the Present

    Huali Xie
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73185
  • O estado da arte das pesquisas sobre bandas de música no Brasil uma revisão sistemática integrativa das produções acadêmicas, entre 2009 e 2020

    Eduardo Lucas , Paula Galama , Jefferson Costa , Eduardo Mariano , Igor Cowosque
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73681
  • Educação musical e habilidades STEM na escola primária: uma proposta da sala de aula de música.

    Arantza Campollo- Urkiza, Roberto Cremades Andreu
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.74210
  • Notas sobre música modal, identidade e criação Perspectivas do Equador

    Jannet Alvarado Delgado
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.75565
  • Diferentes abordagens na pesquisa artística em música Coessens, Crispin e Douglas (2009), Borgdorff (2012) e López-Cano e San Cristóbal (2014)

    Cauã Canilha, Daniel Wolff
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.76852
  • Produção científica sobre musicoterapia: uma revisão bibliométrica

    Gislaine Cristina Vagetti, Rosemyriam Ribeiro dos Santos Cunha, Gerson Flores-Gomes, Carlos Fernando França Mosquera , Andressa Dias Arndt
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.72628
  • Elaboração e validação de um questionário sobre aprendizagem autorregulada em ensaios com pianista acompanhante

    José Antonio López-González, Ana Botella Nicolas, Maria del Valle Moya Martinez
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.77288
  • Figura, alegoria e prática interpretativa na música de Brian Ferneyhough

    Diego Castro Magas
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73418
  • Lets play that Impulsos de um Serialismo Tropical em Jards Macalé

    prof. dr. Carlos dos Santos, prof. dr. Manu Falleiros
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73991
  • Assessment practices in instrumental music classroom

    Mário Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.74384
  • Francisco Xavier Baptista’s keyboard works Analysis and attribution of his last sonatas

    Mafalda Nejmeddine
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.75308
  • Desenvolvimento da entonação em instrumentos de cordas com arco Um estudo descritivo-exploratório com professores especializados chilenos

    José Álamos-Gómez, Marcela Oyanedel Silva, Claudio Merino Castro, Tomás Thayer Morel
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.76346
  • Universalism, or the fabrication of concert music A Brazilian history of cultural appropriation, political propaganda, and inequality

    Marta Castello Branco
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.72129
  • Medo e Esperança: Contemplando a Parusia nas Cantatas Sacras de J. S. Bach

    Eduardo Sola Chagas Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.77134
  • Chamber music for rock festivals: textural references to progressive rock in Ketil Hvoslef’s Konsert for violin og pop-band (1979)

    Iyán Fernández Ploquin
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73305
  • Desafios e etratégias para o ensino de Instrumentos de Cordas Friccionadas (ICF) na educação à distância (EAD)

    Bruno Macrino dos Santos, Endre Solti, Gilson Santos Rodrigues, Keroll Elisabeth Weidner, Célia Maria Haas
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73823
  • Con te partirò Cruzeiros turísticos: paisagens sonoras e musicais em trânsito

    Heloisa de Araújo Duarte Valente
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.74238
  • Feria IV Franco Donatoni’s concept as a catalyst for the creative process.

    Gonçalo Pescada
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.75269
  • Tai Chi de Zhao Xiaosheng revisitando o significado e acréscimo do I Ching na contemporaneidade da semântica da música chinesa

    Ke Xue, Fung Ying Loo, Fung Chiat Loo, Xiaohang Wang
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.75844
  • Can blind people conduct musical ensembles? The deconstruction of visual dependency in conducting teaching through Maestro v0.1

    Erickinson Bezerra de Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.76883
  • Gestural Tendencies in Composing Pieces for Solo Clarinet in Sequenza IX for Clarinet, Garisan, and Klibat

    Marzelan Salleh, Camellia Siti Maya Mohamed Razali
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73057
  • Periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música cronologia continuada (2000-2020)

    Renato Borges
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73612
  • Seguimiento Continuo de Infinitos Puntos..., de Sebastián Jatz: escutar como forma de interrogar o lugar em que a música acontece

    Santiago Astaburuaga Peña
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.74061
  • Quincas Laranjeiras e o violão solista no Rio de Janeiro: “el maestro de los mejores guitarristas”

    Humberto Amorim, Paulo Martelli
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.75190
  • Theodor Adorno e a análise do op. 47 de Schönberg

    Braulyo Antonio Silva de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.75478
  • Relação Entre Anatomia das Vias Aéreas e Desempenho do Trompete

    Hasibe Zeynep Cilingir, Ahmed Ghoneima, George Eckert
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.76790
  • The Role of the Violin and Its Elements in Chinese Opera

    Qin Yu Fu
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.72254
  • Inteligencia artificial Vs creatividad musical, ¿sustituto o complemento?

    Paloma Bravo Fuentes
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.77167
  • Sendo o outro: processos de desfamiliarização na composição musical

    Felipe de Almeida Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73322
  • A gênese do canto da ópera na música vocal de câmara ucraniana

    Natalia Kadanceva, Tetiana Kablova, Yeyu Liu
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.73975
  • Projeto de instrumento virtual: O caso do violão flamenco

    Jagoba Santos Bengoechea, Carlos Duque
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.74380
  • Theoretical and practical foundations of concert and performance activity

    Liliia Shevchenko, Iryna Iryna M. Mogylevska, Nataliia Chuprina, Inna Hodina, Maryna Rusiaieva
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.75286

Outras Palavras

  • Vieses cognitivos na avaliação musical Ouvimos através dos olhos?

    Graziela Bortz, Giullia Assmann Knothe
    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v23.75266