Diferentes abordagens na pesquisa artística em música

Coessens, Crispin e Douglas (2009), Borgdorff (2012) e López-Cano e San Cristóbal (2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.76852

Palavras-chave:

pesquisa artistica, epistemologia da música, interpretação musical

Resumo

O presente trabalho apresenta temas característicos e aspectos epistemológicos da pesquisa artística em música a partir dos livros The Artistic Turn: A Manifesto (2009), de Kathleen Coessens, Darla Crispin e Anne Douglas¸ The Conflict of the Faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia (2012), de Henk Borgdorff, e Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias y modelos (2014), de Rubén López-Cano e Úrsula San Cristóbal Opazo. As particularidades das investigações que envolvem a prática artística são apresentadas e complementadas pelos autores: área de conhecimento, conceitos epistemológicos, estado da arte, relação do pesquisador com o objeto de pesquisa, relação com metodologias oriundas da prática, resultados e produtos. A pesquisa em artes ainda busca maior aceitação acadêmica devido a particularidades mais relacionadas ao universo artístico que às ciências consideradas tradicionais. A partir da exploração dessas particularidades, conclui-se que a pesquisa artística (aqui, em música) pode oferecer novas perspectivas junto à comunidade científica a partir de temas como não conceitualismo, contingência e tendência à variabilidade nos atos de representação.

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Biografia do Autor

Cauã Canilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, cauabcanilha@gmail.com

 Doutorando de Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Wolff. Mestre em Música (Processos de Criação Musical: Performance) pela Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2017, sob orientação do Prof. Dr. Edelton Gloeden. Bacharel em Música (Violão) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 2012, sob orientação do Prof. Me. Krishna Salinas. Experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando como instrumentista (solista e camerista) e professor de instrumento. Deu aulas na Universidade Federal do Piauí (UFPI) entre 2019 e 2020 e no IFRS, campus Sertão, entre 2022-2023. Atualmente atua como professor de violão da UDESC.

Daniel Wolff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, daniel@danielwolff.com

Bacharel em Música - Habilitação Violão - Escuela Universitária de Música de la Universidad de La República (Montevidéu, 1989), Mestre em Música - Guitar Performance - Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1991) e Doutor em Música - DMA - Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1998). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor visitante da Universität der Künste Berlin (pós-doutorado). Orientador de Mestrado e Doutorado. Ministrou cursos em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, México, Uruguai e Argentina. Artigos publicados no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Uruguai. Partituras publicadas no Brasil e Alemanha. Diversos discos gravados (como intérprete, compositor, arranjador e diretor artístico). Prêmios como compositor, arranjador e intérprete. Recitais na América do Sul, Estados Unidos, Canadá e Europa.

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

CANILHA, C.; WOLFF, D. Diferentes abordagens na pesquisa artística em música: Coessens, Crispin e Douglas (2009), Borgdorff (2012) e López-Cano e San Cristóbal (2014). Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2024. DOI: 10.5216/mh.v23.76852. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/76852. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos