Diferentes abordagens na pesquisa artística em música
Coessens, Crispin e Douglas (2009), Borgdorff (2012) e López-Cano e San Cristóbal (2014)
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.76852Palavras-chave:
pesquisa artistica, epistemologia da música, interpretação musicalResumo
O presente trabalho apresenta temas característicos e aspectos epistemológicos da pesquisa artística em música a partir dos livros The Artistic Turn: A Manifesto (2009), de Kathleen Coessens, Darla Crispin e Anne Douglas¸ The Conflict of the Faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia (2012), de Henk Borgdorff, e Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias y modelos (2014), de Rubén López-Cano e Úrsula San Cristóbal Opazo. As particularidades das investigações que envolvem a prática artística são apresentadas e complementadas pelos autores: área de conhecimento, conceitos epistemológicos, estado da arte, relação do pesquisador com o objeto de pesquisa, relação com metodologias oriundas da prática, resultados e produtos. A pesquisa em artes ainda busca maior aceitação acadêmica devido a particularidades mais relacionadas ao universo artístico que às ciências consideradas tradicionais. A partir da exploração dessas particularidades, conclui-se que a pesquisa artística (aqui, em música) pode oferecer novas perspectivas junto à comunidade científica a partir de temas como não conceitualismo, contingência e tendência à variabilidade nos atos de representação.