Notas sobre música modal, identidade e criação

Perspectivas do Equador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.75565

Palavras-chave:

Música modal., Identidade., Consumo., Composição., Etnografia., Equador.

Resumo

Este artigo pretende explorar definições e práticas da música modal, para mostrar conotações emocionais, identitárias, de consumo e de criação, a partir de uma abordagem histórica e crítica. A partir da metodologia analítica, dedutiva e conceitual, são revistos o uso dos modos na Grécia clássica, medieval, nacionalista e conceitos modais do século XX, bem como seu uso na música popular latino-americana e no jazz. A construção modal também é brevemente considerada em culturas como a africana e a asiática, cujas estruturas intervalares não correspondem àquelas teoricamente estabelecidas no Ocidente. Finalmente, são feitas aproximações sobre o funcionamento modal em práticas patrimoniais no Equador e em objetos arqueológicos encontrados, com o objetivo de ter como resultado uma ampla gama de possibilidades de reflexão antropológica sobre música modal e criação musical contemporânea, com base na pesquisa etnográfica e histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jannet Alvarado Delgado, Universidad de Cuenca, Ecuador, compositoraemperatriz@gmail.com

Jannet Alvarado Delgado, musicóloga y compositora ecuatoriana. Es Doctora en Música por la Pontificia Universidad Católica Argentina Santa María de los Buenos Aires (UCA). Docente principal e Investigadora de la Universidad de Cuenca - Ecuador. Compositora de Cayambis Music Press Virginia Estados Unidos https://www.cayambismusicpress.com/ , la cual publica sus obras en Estados Unidos de América y Europa. Exrectora del Conservatorio Superior José María Rodríguez. Sus composiciones abarcan música para orquesta, ópera, música coral, de cámara y electroacústica. Ha realizado ponencias nacionales e internacionales, investigaciones y publicaciones de libros y artículos científicos relacionados con Música contemporánea académica, Música y género, Filosofía de la música, Música patrimonial ecuatoriana, Historia y sociología de la música en Cuenca, Arte interdisciplinario, Pedagogía y musicología cognitiva, entre otras temáticas. Permanentemente realiza conferencias y conciertos pianísticos y de cámara difundiendo música contemporánea y patrimonial por varios países de América y Europa. Ha Recibido Condecoraciones como la de la “Asamblea Nacional de la República del Ecuador, Dra. Matilde Hidalgo de Prócel” al mérito cultural y aporte artístico y académico al país.) https://jannetalvaradodelgado.com/  

Publicado

2023-11-30

Como Citar

ALVARADO DELGADO, J. Notas sobre música modal, identidade e criação: Perspectivas do Equador. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.75565. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/75565. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos