Notas sobre música modal, identidade e criação
Perspectivas do Equador
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.75565Palavras-chave:
Música modal., Identidade., Consumo., Composição., Etnografia., Equador.Resumo
Este artigo pretende explorar definições e práticas da música modal, para mostrar conotações emocionais, identitárias, de consumo e de criação, a partir de uma abordagem histórica e crítica. A partir da metodologia analítica, dedutiva e conceitual, são revistos o uso dos modos na Grécia clássica, medieval, nacionalista e conceitos modais do século XX, bem como seu uso na música popular latino-americana e no jazz. A construção modal também é brevemente considerada em culturas como a africana e a asiática, cujas estruturas intervalares não correspondem àquelas teoricamente estabelecidas no Ocidente. Finalmente, são feitas aproximações sobre o funcionamento modal em práticas patrimoniais no Equador e em objetos arqueológicos encontrados, com o objetivo de ter como resultado uma ampla gama de possibilidades de reflexão antropológica sobre música modal e criação musical contemporânea, com base na pesquisa etnográfica e histórica.