Periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música

cronologia continuada (2000-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.73612

Palavras-chave:

Periódicos acadêmicos, Pesquisa em Música, Pesquisa em Música no Brasil

Resumo

Apresenta-se um mapeamento de revistas acadêmicas brasileiras na área de Música no período 2000-2020. A identificação de novos títulos e o encerramento de periódicos demandou pesquisa bibliográfica-documental e interpessoal. Como principais resultados da pesquisa, destacam-se o levantamento de 23 títulos criados neste período, a importância dos Programas de Pós-Graduação para os periódicos brasileiros da área, os impactos da transição do mundo impresso aos meios digitais e uma mudança recente na justificativa para a criação de periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Borges, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil, renatoptborges@gmail.com

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM-UNIRIO), com tese a respeito da atividade de pesquisa em Música no Brasil, defendida em 2019. Tem como objetos de estudo as temáticas (1) história da pesquisa institucionalizada na área de Música no Brasil, (2) documentação de pesquisa e (3) teorias musicológicas. Tem elaborado metodologias para trabalhar com grandes quantidades de dados e de referências nesse cenário, produzindo panoramas disciplinares amplos e promovendo discussões sobre a circulação da produção de pesquisa musicológica. É o criador e editor do site Amplificar, portal criado em 2014 e dedicado a pesquisadores da área de Música, produzindo recursos que dão suporte a atividades acadêmicas, dentre os quais está o maior catálogo de referências brasileiras da área publicamente disponíveis. Desde 2013, é professor de metodologias de pesquisa em música e apresenta resultados de seu trabalho em congressos. Tem experiência como parecerista e organizador de eventos acadêmicos, tendo participado de diferentes instâncias de comissões organizadoras desde 2013.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

BORGES, . R. . Periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música: cronologia continuada (2000-2020). Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.73612. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/73612. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos