Educação musical e habilidades STEM na escola primária: uma proposta da sala de aula de música.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.74210

Palavras-chave:

educação musical, educação primária, programa didático, competência matemática, competências básicas em ciência e tecnología.

Resumo

A regulamentação educacional internacional atual aponta a importância de trabalhar as disciplinas artísticas e científicas de forma interligada, a fim de contribuir para o desenvolvimento da competência matemática e competências básicas em ciência e tecnologia, para a qual foi promovido um modelo de aprendizagem baseado na resolução de problemas, em linha com a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte, Matemática). Com base neste modelo, é possível promover estas áreas através da implementação de propostas didático-musicais na sala de aula da escola primária. O objetivo deste estudo é apresentar, através de um estudo quase experimental, como a educação musical pode favorecer a aquisição de competência matemática e competência básica em ciência e tecnologia em uma amostra de 129 participantes no sexto ano do ensino fundamental em três escolas públicas e subsidiadas pelo Estado em Madri, divididas em um grupo de controle (63 alunos) e um grupo experimental (66 alunos). O grupo experimental participou de um programa de intervenção didática com atividades musicais projetadas ad hoc, e foi implementado ao longo de um ano letivo nas escolas participantes, enquanto o grupo de controle seguiu o programa em sala de aula. Os resultados obtidos pelo grupo experimental na fase de pós-teste mostram uma melhoria no planejamento dos processos matemáticos, na identificação e utilização dos números, na compreensão dos conteúdos geométricos em diferentes contextos, assim como na experimentação da atividade científica, o que sugere que a educação musical pode favorecer o desenvolvimento das áreas desta competência.

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Biografia do Autor

Arantza Campollo- Urkiza, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Espanha, arancamp@ucm.es

Doctora en Educación, Licenciada en Musicología, Diplomada en Educación Musical, Titulada en Piano, Máster en dirección de centros educativos, diversos cursos de especialización en didácticas interdisciplinares y educación musical. Actualmente Profesora Asociada del Departamento de Lenguas, Artes y Educación Física de la Universidad Complutense de Madrid, profesora especialista de música del Colegio San Ramón y San Antonio, así como formadora en el centro Regional del profesorado. Su investigación se centra en el estudio de la adquisición de las competencias clave en Primaria a través de la música desde una perspectiva interdisciplinar, temática con la que ha presentado varias comunicaciones y conferencias en congresos nacionales e internacionales. 

Roberto Cremades Andreu, Universidad de Granada, España, rcremade@ucm.es

Es Doctor en Educación por la Universidad de Granada con mención de Doctor Europeo y Máster en Educación Musical por la misma universidad. Investigador principal y participante en diferentes proyectos y contratos de investigación (Comenius, I+D, AECID, art. 83) e innovación docente, ha presentado sus trabajos en congresos nacionales e internacionales, tanto en el ámbito de la Educación Musical como de la Evaluación de la Calidad de la Educación Superior y la Investigación. Es autor de diversos trabajos publicados en editoriales (SPI) y revistas de impacto (WoS, JCR y Scopus, SJR). También, es profesor invitado en el Máster Oficial de la Universidad de Granada “Educación musical: una perspectiva multidisciplinar”, del que es miembro externo de sus comisiones Académica y de Garantía de la Calidad. Igualmente, participa como profesor invitado en el Título Propio de Máster de la Universidad Autónoma de Madrid “Educación a través de la Danza: Herramientas interdisciplinares de la Danza Educativa/Creativa en ámbitos educativos, sociales y comunitarios”.

Publicado

2023-08-27

Como Citar

CAMPOLLO- URKIZA, A.; CREMADES ANDREU, R. . Educação musical e habilidades STEM na escola primária: uma proposta da sala de aula de música. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.74210. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/74210. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos