Educação musical e habilidades STEM na escola primária: uma proposta da sala de aula de música.
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.74210Palavras-chave:
educação musical, educação primária, programa didático, competência matemática, competências básicas em ciência e tecnología.Resumo
A regulamentação educacional internacional atual aponta a importância de trabalhar as disciplinas artísticas e científicas de forma interligada, a fim de contribuir para o desenvolvimento da competência matemática e competências básicas em ciência e tecnologia, para a qual foi promovido um modelo de aprendizagem baseado na resolução de problemas, em linha com a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte, Matemática). Com base neste modelo, é possível promover estas áreas através da implementação de propostas didático-musicais na sala de aula da escola primária. O objetivo deste estudo é apresentar, através de um estudo quase experimental, como a educação musical pode favorecer a aquisição de competência matemática e competência básica em ciência e tecnologia em uma amostra de 129 participantes no sexto ano do ensino fundamental em três escolas públicas e subsidiadas pelo Estado em Madri, divididas em um grupo de controle (63 alunos) e um grupo experimental (66 alunos). O grupo experimental participou de um programa de intervenção didática com atividades musicais projetadas ad hoc, e foi implementado ao longo de um ano letivo nas escolas participantes, enquanto o grupo de controle seguiu o programa em sala de aula. Os resultados obtidos pelo grupo experimental na fase de pós-teste mostram uma melhoria no planejamento dos processos matemáticos, na identificação e utilização dos números, na compreensão dos conteúdos geométricos em diferentes contextos, assim como na experimentação da atividade científica, o que sugere que a educação musical pode favorecer o desenvolvimento das áreas desta competência.