Figura, alegoria e prática interpretativa na música de Brian Ferneyhough
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.73418Palavras-chave:
Figura, Alegoria, Brian Ferneyhough, Música complexa, Práticas interpretativasResumo
Este estudo examina os conceitos de "figura" e "alegoria" na estética musical do compositor inglês Brian Ferneyhough, em particular em relação às suas obras Lemma-Icon-Epigram (1981) para piano e Kurze Schatten II (1983-9) para guitarra. . Ao fazer isso, o problema das múltiplas mediações que cercam uma partitura como um artefato semiótico é abordado e, em particular, o impacto potencial de alusões culturais e intenções do compositor nas práticas de performance. As gravações comerciais dessas obras são analisadas a partir do modelo de análise "morfossintática", correlacionando dados quantificados com a escuta atenta das performances, abordando a mediação entre escrita e performance musical, avaliando por fim o possível impacto dos já citados conceitos de figura e alegoria na interpretação interpretativa. práticas dessas pontuações.