Medo e Esperança: Contemplando a Parusia nas Cantatas Sacras de J. S. Bach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.77134

Palavras-chave:

Parousia, Second advent, Second coming, Bach's sacred cantatas, Eighteenth-century Lutheranism

Resumo

A despeito de estudos musicológicos extensos sobre as cantatas sacras de J. S. Bach, pouco espaço é dedicado à representação musical da doutrina cristã da parusia (παρουσία)—o retorno de Cristo, ou segundo advento. Este estudo considera o conceito de parusia dentro do luteranismo alemão do século XVIII, contemplando suas interpretações dicotômicas de medo e esperança. O estudo também explora suas implicações para noções doutrinárias como morte, julgamento e salvação, entre outros temas correlatos tais quais aparecem nas cantatas BWV 70, 90 e 140 de Bach. Este ensaio então analisa várias interpretações desses temas junto com sua interpretação retórica e musical nessas cantatas, com a intenção de destilar as perspectivas de Bach sobre a segunda vinda de Cristo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Sola Chagas Lima, Burman University, Lacombe, Alberta, Canada, eduardosola@burmanu.ca

Eduardo Sola Chagas Lima é professor na Burman University (Canadá), doutorando em Educação pela Andrews University (EUA), mestre em Musicologia pela University of Toronto (Canadá), bacharel em violino barroco pelo Koninklijk Conservatorium (Holanda), e bacharel em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Eduardo atua como pesquisador em diversas áreas de interesse, principalmente Cognição Musical, Sinestesia, e Musicologia Sistemática e Histórica.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

SOLA CHAGAS LIMA, E. Medo e Esperança: Contemplando a Parusia nas Cantatas Sacras de J. S. Bach. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.77134. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/77134. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos