Medo e Esperança: Contemplando a Parusia nas Cantatas Sacras de J. S. Bach
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.77134Palavras-chave:
Parousia, Second advent, Second coming, Bach's sacred cantatas, Eighteenth-century LutheranismResumo
A despeito de estudos musicológicos extensos sobre as cantatas sacras de J. S. Bach, pouco espaço é dedicado à representação musical da doutrina cristã da parusia (παρουσία)—o retorno de Cristo, ou segundo advento. Este estudo considera o conceito de parusia dentro do luteranismo alemão do século XVIII, contemplando suas interpretações dicotômicas de medo e esperança. O estudo também explora suas implicações para noções doutrinárias como morte, julgamento e salvação, entre outros temas correlatos tais quais aparecem nas cantatas BWV 70, 90 e 140 de Bach. Este ensaio então analisa várias interpretações desses temas junto com sua interpretação retórica e musical nessas cantatas, com a intenção de destilar as perspectivas de Bach sobre a segunda vinda de Cristo.