Universalism, or the fabrication of concert music
A Brazilian history of cultural appropriation, political propaganda, and inequality
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.72129Palavras-chave:
Universalismo musical, Osesp, Música brasileira, desigualdade social, política brasileiraResumo
Universalismo, ou a fabricação da música de concerto: uma história brasileira de apropriação cultural, propaganda política e desigualdade social
A ideia de uma “música universal”, que se desenvolve a partir da suposta hegemonia da música clássica europeia, tem raízes históricas que se expressam como conteúdo disciplinar desde pelo menos o Iluminismo. No entanto, sua relevância atual se mostra em processos de apropriação simbólica, que analisamos no cenário brasileiro contemporâneo, onde a disseminação do universalismo como paradigma inquestionável de superioridade cultural orienta a relação com a disciplina musical e é moldada pelo contexto das relações sociais, políticas e de fragilidade econômica, que analisaremos no caso da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), concluindo, por fim, a dificuldade da música em se constituir como objeto epistêmico nesse contexto.