Desafios e etratégias para o ensino de Instrumentos de Cordas Friccionadas (ICF) na educação à distância (EAD)
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.73823Palavras-chave:
EaD, Ensino de Música, Cordas FricionadasResumo
Foi objetivo deste estudo revisar a literatura sobre o ensino da postura corporal nos Instrumentos de Cordas Friccionadas (ICF) na Educação a Distância (EaD). O corpus documental teve 17 estudos analisados com base na Análise Temática de Conteúdo. Os principais desafios do ensino da postura de ICF na EaD são a manutenção da relação afetiva do aluno com o conhecimento, adaptar as aulas presenciais à EaD, dispositivos sem os recursos mínimos para a EaD, falta de acesso à internet e falta de domínio dos dispositivos e softwares. As estratégias para dirimir as dificuldades são diálogos para motivar os alunos, gravar e enviar aulas e “áudio guias” previamente aos encontros síncronos, gravar o estudo dos alunos e dar feedbacks, ministrar aulas de musicalização e construir instrumentos alternativos para a falta de ICF. Considerando a natureza processual da postura, o Ensino Híbrido pode contribuir no ensino dos ICF.