Vieses cognitivos na avaliação musical

Ouvimos através dos olhos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.75266

Palavras-chave:

Avaliação musical. Performance musical. Vieses cognitivos.

Resumo

O artigo questiona a validade e confiabilidade de critérios e formas de avaliação comumente usados em performance musical. Reflete sobre o uso da tela em provas, audições e concursos de instrumentistas e cantores. Vieses refletem processos históricos e comportamentos aprendidos culturalmente, carregam preconceitos e colaboram para a manutenção de padrões determinados pela socialização. Embora reconheça a importância de se buscar a validação de critérios visuais e sonoros para a avaliação musical, o texto considera que a área ainda não foi capaz de produzir instrumentos fidedignos de avaliação e advoga pelo uso da tela em todas as fases das provas.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Bortz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, São Paulo, Brasil, grazielabortz@gmail.com

Graziela Bortz é professora livre docente de análise e percepção musical do Instituto de Artes da Unesp e coordena o grupo de pesquisa Percepção Musical do CNPq. Recentemente, realizou pesquisa multidisciplinar financiada pela Fapesp sobre o impacto em medidas cognitivas do programa sociomusical Guri Capital e Grande São Paulo. Atualmente, participa do projeto de pesquisa multicêntrico MusicEnsemblesobre memória de trabalho em músicos e não músicos. Foi trompista (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Theatro Municipal de São Paulo), coordenadora pedagógica da Emesp-Tom Jobim e atualmente colabora como revisora do SIMCAM, Percepta, ANPPOM, Opus, Música Hodie, Psychology of Music, entre outros periódicos.

 

Giullia Assmann Knothe, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Sao Paulo, SP, Brasil, giullia.assmann@unesp.br

Giullia Assmann Knothe é mestre em Cognição Musical pela UNESP, possui graduação em Música (Contrabaixo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). É co-fundadora do Coletivo Frequência Dissonante (mulheres na música). Tem experiência como instrumentista de orquestras de repertórios variados e também na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, música, estudos de gênero e cognição musical.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

BORTZ, G.; ASSMANN KNOTHE, G. Vieses cognitivos na avaliação musical: Ouvimos através dos olhos?. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.75266. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/75266. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Outras Palavras