Vieses cognitivos na avaliação musical

Ouvimos através dos olhos?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.75266

Keywords:

Avaliação musical. Performance musical. Vieses cognitivos.

Abstract

The article raises the question about validity and reliability of criteria and forms of evaluation commonly used in musical performance. It reflects on the use of the screen in tests, auditions and competitions of instrumentalists and singers. Biases reflect historical processes and behaviours learned culturally; they carry prejudices and collaborate to maintain standards determined by socialization. Although the importance of seeking validation of visual and sound criteria for musical evaluation is recognized, the text considers that the area has not yet been able to produce reliable instruments of evaluation and advocates the use of the screen in all stages of the tests.

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Author Biographies

Graziela Bortz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, São Paulo, Brasil, grazielabortz@gmail.com

Graziela Bortz é professora livre docente de análise e percepção musical do Instituto de Artes da Unesp e coordena o grupo de pesquisa Percepção Musical do CNPq. Recentemente, realizou pesquisa multidisciplinar financiada pela Fapesp sobre o impacto em medidas cognitivas do programa sociomusical Guri Capital e Grande São Paulo. Atualmente, participa do projeto de pesquisa multicêntrico MusicEnsemblesobre memória de trabalho em músicos e não músicos. Foi trompista (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Theatro Municipal de São Paulo), coordenadora pedagógica da Emesp-Tom Jobim e atualmente colabora como revisora do SIMCAM, Percepta, ANPPOM, Opus, Música Hodie, Psychology of Music, entre outros periódicos.

 

Giullia Assmann Knothe, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Sao Paulo, SP, Brasil, giullia.assmann@unesp.br

Giullia Assmann Knothe é mestre em Cognição Musical pela UNESP, possui graduação em Música (Contrabaixo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). É co-fundadora do Coletivo Frequência Dissonante (mulheres na música). Tem experiência como instrumentista de orquestras de repertórios variados e também na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, música, estudos de gênero e cognição musical.

Published

2023-09-28

How to Cite

BORTZ, G.; ASSMANN KNOTHE, G. Vieses cognitivos na avaliação musical: Ouvimos através dos olhos?. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.75266. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/75266. Acesso em: 19 dec. 2024.

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