Seguimiento Continuo de Infinitos Puntos..., de Sebastián Jatz:
escutar como forma de interrogar o lugar em que a música acontece
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.74061Palavras-chave:
música experimental, partitura, notação verbal, prescrição para a ação, audiçãoResumo
O artigo foca na análise estética e epistemológica de uma peça do compositor Sebastián Jatz, escrita exclusivamente com palavras que, em 2011, colocou sob tensão os discursos e práticas no campo da produção de partituras na música experimental chilena. A pesquisa propõe que a notação verbal desse trabalho desconsidere uma funcionalidade descritiva referente a materiais sonoros, para dar lugar a uma forma de prescrição para a ação que enuncia algumas condições de possibilidade que permitem o desdobramento de um tipo de escuta que funciona como um questionamento em relação à contingência do lugar em que é realizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-05-28 (2)
- 2023-03-18 (1)