A Pós-graduação em Música no Brasil:

40 anos da dissertação “O non legato na obra de Johann Sebastian Bach para teclado” de Margarida Maria Furtado-Weinberger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.76303

Palavras-chave:

Pós-graduação em Música. Primeira dissertação brasileira em música. Non legato para teclado em Bach. Margarida Maria Furtado-Weinberger.

Resumo

O texto homenageia os 40 anos da primeira dissertação de mestrado em Música no Brasil, O Non Legato na obra de Johann Sebastian Bach para teclado, e a sua autora, Margarida Maria Furtado-Weinberger. Após um breve comentário sobre o papel precursor da Escola de Música da UFRJ  no cenário acadêmico musical apresentamos a dissertação, com reflexões em torno do desenvolvimento da pesquisa em performance. Finalizamos apontando aspectos pertinentes ao modelo de investigação realizado na época, destacando a contribuição que esta dissertação pioneira representa para o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Virgínia Coelho de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil, cvcsouza@uem.br

Possui graduação em Música - Bacharelado com Habilitação em Piano pela Academia de Música Lorenzo Fernandez (1981), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá e professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, ensino de música, formação de professores, práticas culturais e processos de educação musical

Flavio Apro, fapro@uem.br Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil,

Professor Visitante na Universidade de Szeged, Hungria. Pós-Doutor pela California State University, EUA. Concertista internacional. Professor efetivo da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Sociologia Crítica da Música; Fenomenologia; Hermenêutica.

Alerson Donizete de Oliveira, Prefeitura Municipal de Cubatão / UEM, Cubatão, SP, Brasil, alersondonioli@gmail.com

Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - Bolsista CAPES), obtendo menção honrosa; Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL / 2016 - Bolsista PROART e PIBID) com honras ao mérito (Láurea Acadêmica); Formou-se pelo "Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos de Tatuí" em Guitarra MPB/Jazz (2002-2007) onde também cursou Violão Clássico (2003-2005) e Guitarra Música Comercial (2002-2003); Ministrou aulas no 39° Festival Internacional de Música de Londrina (39° FIML) e também no 38° Festival Internacional de Música de Londrina (38° FIML). 

Thiago Leme Marconato, Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Barcelona, Espanha, thiagomarconato2009@hotmail.com

Doutorando em Musicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Música, com ênfase em Performance Musical (Piano), Música Popular e Pedagogia do Piano.

Débora Santos Porta Calefi Pereira , Secretaria de Educação do Estado do Paraná / UEM, Sarandi, PR, Brasil, dehcalefi@gmail.com á

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Musical, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada do Curso de especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

COELHO DE SOUZA, C. V.; APRO, F.; DE OLIVEIRA, A. D.; LEME MARCONATO, T.; SANTOS PORTA CALEFI PEREIRA , D. A Pós-graduação em Música no Brasil: : 40 anos da dissertação “O non legato na obra de Johann Sebastian Bach para teclado” de Margarida Maria Furtado-Weinberger. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2024. DOI: 10.5216/mh.v23.76303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/76303. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos