Posgrados en Música en Brasil:

40 años de la disertación “El non legato en la obra de Johann Sebastian Bach para teclado” de Margarida Maria Furtado-Weinberger

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.76303

Palabras clave:

Pós-graduação em Música. Primeira dissertação brasileira em música. Non legato para teclado em Bach. Margarida Maria Furtado-Weinberger.

Resumen

El texto honra el 40º aniversario de la primera tesis de maestría en Música en Brasil, O Non Legato en la obra de Johann Sebastian Bach para teclado, y su autora, Margarida Maria Furtado-Weinberger. Después de un breve comentario sobre el papel pionero de la Escuela de Música de la UFRJ en el escenario académico musical, presentamos la disertación, con reflexiones sobre el desarrollo de la investigación en la interpretación. Concluimos señalando aspectos relevantes del modelo de investigación realizado en ese momento, destacando la contribución que representa esta tesis pionera para Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cássia Virgínia Coelho de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil, cvcsouza@uem.br

Possui graduação em Música - Bacharelado com Habilitação em Piano pela Academia de Música Lorenzo Fernandez (1981), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá e professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, ensino de música, formação de professores, práticas culturais e processos de educação musical

Flavio Apro, fapro@uem.br Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil,

Professor Visitante na Universidade de Szeged, Hungria. Pós-Doutor pela California State University, EUA. Concertista internacional. Professor efetivo da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Sociologia Crítica da Música; Fenomenologia; Hermenêutica.

Alerson Donizete de Oliveira, Prefeitura Municipal de Cubatão / UEM, Cubatão, SP, Brasil, alersondonioli@gmail.com

Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - Bolsista CAPES), obtendo menção honrosa; Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL / 2016 - Bolsista PROART e PIBID) com honras ao mérito (Láurea Acadêmica); Formou-se pelo "Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos de Tatuí" em Guitarra MPB/Jazz (2002-2007) onde também cursou Violão Clássico (2003-2005) e Guitarra Música Comercial (2002-2003); Ministrou aulas no 39° Festival Internacional de Música de Londrina (39° FIML) e também no 38° Festival Internacional de Música de Londrina (38° FIML). 

Thiago Leme Marconato, Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Barcelona, Espanha, thiagomarconato2009@hotmail.com

Doutorando em Musicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Música, com ênfase em Performance Musical (Piano), Música Popular e Pedagogia do Piano.

Débora Santos Porta Calefi Pereira , Secretaria de Educação do Estado do Paraná / UEM, Sarandi, PR, Brasil, dehcalefi@gmail.com á

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Musical, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada do Curso de especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Publicado

2024-02-28

Cómo citar

COELHO DE SOUZA, C. V.; APRO, F.; DE OLIVEIRA, A. D.; LEME MARCONATO, T.; SANTOS PORTA CALEFI PEREIRA , D. Posgrados en Música en Brasil: : 40 años de la disertación “El non legato en la obra de Johann Sebastian Bach para teclado” de Margarida Maria Furtado-Weinberger. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2024. DOI: 10.5216/mh.v23.76303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/76303. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos