A gênese do canto da ópera na música vocal de câmara ucraniana
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v23.73975Palavras-chave:
Сantus,, romance, criatividade de câmara e vocal, música vocal ucraniana, solospivResumo
O artigo considera as especificidades dos gêneros camerísticos e vocais na cultura musical ucraniana. A evolução do gênero da música de câmara e vocal ucraniana abrange os séculos XVIII-XX. e consiste em 3 etapas: do Cantus e da música romança do século XVIII-início do XIX, depois o romançe (meados do século XIX) de forma estrófica e de três partes, para paralelos pan-europeus na forma de miniatura vocal lírica através tipo monólogo recitativo, incluindo toques de expressividade ariosa. Analisa-se o Cantus ucraniano como gênese para a criação da cultura vocal de câmara. Determina-se que o Canto ucraniano se torne a base da linha de romance nacional na esfera da câmara, que cobriu de forma extremamente ativa a matriz lírica do canto e na variedade de câmara, antecipando a ária na esfera urbana-salão ucraniana. Constata-se que a génese e evolução do romançe ucraniano nas ligações com o folclore e a tradição culta, determinaram o lugar da música vocal de câmara na ópera ucraniana.