A gênese do canto da ópera na música vocal de câmara ucraniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.73975

Palavras-chave:

Сantus,, romance, criatividade de câmara e vocal, música vocal ucraniana, solospiv

Resumo

O artigo considera as especificidades dos gêneros camerísticos e vocais na cultura musical ucraniana. A evolução do gênero da música de câmara e vocal ucraniana abrange os séculos XVIII-XX. e consiste em 3 etapas: do Cantus e da música romança do século XVIII-início do XIX, depois o romançe (meados do século XIX) de forma estrófica e de três partes, para paralelos pan-europeus na forma de miniatura vocal lírica através tipo  monólogo recitativo, incluindo toques de expressividade ariosa. Analisa-se o Cantus ucraniano como gênese para a criação da cultura vocal de câmara. Determina-se que o Canto ucraniano se torne a base da linha de romance nacional na esfera da câmara, que cobriu de forma extremamente ativa a matriz lírica do canto e na variedade de câmara, antecipando a ária na esfera urbana-salão ucraniana. Constata-se que a génese e evolução do romançe ucraniano nas ligações com o folclore e a tradição culta, determinaram o lugar da música vocal de câmara na ópera ucraniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Kadanceva, Odessa National Music Academy named after AV Nezhdanova, Odesa, Ukraine, nauka17-18@ukr.net

Natalia Kadantseva, PhD in Art, vocal teacher Odesa National Music Academy named after A.V. Nezhdanova, soloist of the Odesa State Academic Theater of Opera and Ballet, Odesa, Ukraine.

Tetiana Kablova, Kyiv Municipal Academy Performing and Circus Arts, Kyiv, Ukraine, tetianakablova@gmail.com

Tetiana Kablova, PhD in Art, professor at Kyiv Municipal Academy Performing and Circus Arts, member of the National Ukrainian Music Unio

Yeyu Liu, Suzhou University of Science and Technology, Suzhou, Chine, bamssmit@gmail.com

Yeyu Liu, Master and Deputy Director of the Music Institute of Suzhou University of Science and Technology, China.

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

KADANCEVA, N.; KABLOVA, T.; LIU, Y. A gênese do canto da ópera na música vocal de câmara ucraniana. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.73975. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/73975. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos