Feria IV

Franco Donatoni’s concept as a catalyst for the creative process.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v23.75269

Palavras-chave:

Key-words: Feria IV; Franco Donatoni; Free Bass Accordion; Contemporary Music.

Resumo

Feria IV, obra original escrita para acordeão por Franco Donatoni, reflete a singularidade de um compositor que marcou a sua época por uma genialidade e criatividade ímpares, inovando a escrita musical com profundas influências de Webern, Boulez e Stockhausen. Partindo da ideia de que o material apresentado anteriormente poderia ser de tal forma reformulado que nunca se esgotaria, Donatoni desenvolveu um conceito de Bricolage na sua música, direcionando ritmos, provocando mudanças rápidas na textura e reutilizando e recontextualizando os materiais de umas peças para outras. Participante frequente nos cursos de Verão de Darmstad, a sua música é caracterizada por uma constante expressividade, lirismo, entusiasmo e exaltação do espírito.

O presente artigo encontra-se dividido em três secções e procura comprovar a existência do conceito de Bricolage como catalisador do processo criativo.

Palavras-chave: Feria IV; Franco Donatoni; Free Bass Accordion; Contemporary Music.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonçalo Pescada, Universidade de Évora, Évora, Portugal, gpescada@uevora.pt

Gonçalo Pescada nasceu em Faro, a 10 de agosto de 1979. Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia – vertente de Interpretação pela Universidade de Évora, em 2014, concluiu também a licenciatura bi-etápica em Música – vertente Interpretação pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco), o Curso Complementar de Acordeão pelo Instituto Musical Vitorino Matono (Lisboa) e a Profissionalização em Serviço (M01 e M32) pela Universidade Aberta.
Foi distinguido com vários prémios, entre os quais: 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), 1º Prémio no Concurso Internacional de Acordeão “Citá di Montese” (Itália, 2004) e 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006).
Apresentou-se como solista com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras em primeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária. Tem gravado para rádios e televisões, destacando-se a RDP Antena 2, a RTP e a Rádio e Televisão Nacional Búlgara.
A sua discografia compreende vários cd’s a solo, em música de câmara e com orquestra. Alguns compositores têm-lhe dedicado novas obras para Acordeão. Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora e Investigador (membro integrado) no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Como Citar

PESCADA, G. Feria IV: Franco Donatoni’s concept as a catalyst for the creative process. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/mh.v23.75269. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/75269. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos