v. 47 n. 2 (2022): O direito à Educação do Campo: trajetórias de lutas, resistências e desafios

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Refletir sobre as experiências de Educação do Campo no Brasil, assim como em outros nos países da América Latina e Caribe. No Brasil essa experiência já alcançou duas décadas de luta, materializando-se em um relevante conjunto de Políticas Públicas, conquistadas a partir do protagonismo dos movimentos camponeses.  Tais políticas incluíram o desenvolvimento da Educação nas áreas de Reforma Agrária (PRONERA); formação inicial  e continuada  de professores (LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO; SABERES DA TERRA e ESCOLA DA TERRA);  a elaboração de livros didáticos específicos (PNLD CAMPO); a formação da Juventude Rural (RESIDÊNCIA AGRÁRIA e RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM), entre outras. Porém, com o golpe e a ascensão da extrema direita ao poder, os fundos públicos destinados à  execução de tais políticas foram quase totalmente extintos, assim como o foram também as   instâncias de deliberação colegiada das mesmas, nas quais havia uma forte participação da sociedade civil. Agravando ainda mais o quadro de execução de tais políticas, sobrevieram os desafios impostos pela Pandemia da COVID 19, que teve grande impacto na garantia do direito à educação do campesinato. A partir deste complexo contexto, o presente Dossiê objetiva produzir um balanço sobre a situação atual das lutas pelo direito à Educação do Campo, através de análises sobre a execução de diferentes políticas públicas que a materializaram, dando ênfase aos desafios que pairam sobre sua continuidade neste momento histórico de graves ameaças à educação pública e a existência dos sujeitos camponeses, que enfrentam um desmedido aumento da violência por parte do agronegócio sobre suas terras; territórios e identidades.
Publicado: 2022-08-31

Dossiê

  • PRONERA: DA POLÍTICA PÚBLICA À PRÁXIS PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO

    Maria Antônia de Souza, Rosana Aparecida da Cruz Paula
    359-373
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72158
  • RESIDÊNCIA AGRÁRIA DA UNB: CONVERGÊNCIA PRODUTIVA E NECESSÁRIA DA REFORMA AGRÁRIA COM A UNIVERSIDADE

    Rafael Litvin Villas Bôas, Beatriz Casado Baides, Geraldo José Gasparin , Paola Masiero Pereira
    374-388
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71974
  • JUVENTUDE DA FLORESTA: VISÕES, CANÇÕES E MODO DE VIDA DE UMA AMAZÔNIA EXTRATIVISTA

    Debora Mate Mendes, Marlo dos Reis, Kamila Karine dos Santos Wanderley
    389-406
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72163
  • RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB): HISTÓRIA, MEMÓRIA, ORGANIZAÇÃO E RESISTÊNCIA DA JUVENTUDE DO CAMPO

    Clarice Aparecida dos Santos, Eliene Novaes Rocha, Elisa Guaraná de Castro, Regina Coelly Fernandes Saraiva
    407-423
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71902
  • DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AVANÇOS, LIMITES E POSSIBILIDADES SOB O OLHAR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO

    André Luís Gonçalves Pereira, Maicon Fontanive, Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva
    424-441
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71591
  • O PROCAMPO COMO POLÍTICA DE GARANTIA AO DIREITO À UNIVERSIDADE PARA OS POVOS DOS CAMPOS, ÁGUAS E FLORESTAS

    Ehrick Eduardo Martins Melzer
    442-457
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72159
  • LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS SOBRE A ATUAÇÃO DE SEUS EGRESSOS

    Mônica Castagna Molina, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Maria de Fátima Almeida Martins, Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira
    458-475
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72097
  • A ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO SUDESTE

    Maria Isabel Antunes Rocha, Silvanete Pereira dos Santos, Ramofly Bicalho
    476-491
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72112
  • POLÍTICA, EDUCAÇÃO E INTELECTUAIS: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

    José Henrique Singolano Néspoli
    492-506
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72093
  • O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA CONTRA-HEGEMÔNICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Cleiciane do Rosário Moraes Souza, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Tiago Corrêa Saboia
    507-522
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72031
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM TEMPOS DE COVID-19

    Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel, Andréia Sangalli
    523-545
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72171
  • A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAFIDAM/UECE: SEMEADURA DE RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Diana Nara da Silva Oliveira, Luís Távora Furtado Ribeiro
    546-562
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72164
  • FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: O CASO DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA

    Ana Cristina Hammel, Tânia Mara de Bastiani
    563-579
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71925
  • FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: INTERFACES COM A AGROECOLOGIA E COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

    Iranete Maria da Silva Lima, Cynthia Xavier de Carvalho, Aldinete Silvino de Lima
    580-597
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72161
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE EDUCADORAS (ES): PROJETOS E PRÁXIS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), BRASIL

    Maria Nalva Rodrigues Araujo Bogo, Maria Jucilene Lima Ferreira, Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho
    598-616
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72139
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Cláudia Batista da Silva, Arlete Ramos dos Santos
    617-635
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71721
  • O DIREITO À EDUCAÇÃO DO CAMPO NA POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVANÇOS E LIMITES A PARTIR DAS POLÍTICAS DE FUNDOS REDISTRIBUTIVOS

    Cacilda Rodrigues Cavalcanti, João Paulo Marra Dantas
    636-656
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72167
  • AS ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Angelita Cristine dos Santos, Cecília Maria Ghedini
    657-675
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71017
  • A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DA MICRORREGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS – PR

    Tânia Parolin da Cruz, Gisele Masson
    676-694
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72105
  • FECHAMENTO DE ESCOLAS DESTINADAS AOS CAMPESINOS EM CONTEXTO AMAZÔNICO: O DIREITO À EDUCAÇÃO SUBVERTIDO AOS INTERESSES HEGEMÔNICOS EM RONDÔNIA

    Silvana de Fátima dos Santos, Josemir Almeida Barros
    695-714
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71478

Artigos

  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O SENTIDO DE MODELO

    Silvio Duarte Domingos, Clara Corrêa da Costa
    715-730
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71363
  • TEORIZAÇÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL E O SENTIDO DA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA NA CONTEMPORANEIDADE: NOTAS INTRODUTÓRIAS

    Gessica Galdino da Silva Pereira, Simone Cabral Marinho dos Santos
    731-746
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71411
  • DA REFERÊNCIA AO DISCURSO: UMA ANÁLISE DE IMAGENS DO LIVRO DE LEITURA GOIAZ CORAÇÃO DO BRASIL (1934)

    Nara Mendes Moreira
    747-762
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71388
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: O SISTEMA EDUCATIVO MUNDIAL

    Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva
    763-778
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71269
  • O TRABALHO DO TUTOR EDUCACIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS

    Luis Gustavo Alexandre da Silva, Daiana Pires Tizzo
    779-794
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71252
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO BILÍNGUE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Isabela Vieira Barbosa, Marcia Regina Selpa Heinzle, Leticia Zimmermann
    795-811
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71152
  • O RETORNO DO PRESENTE: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA QUE NOS GARANTA UM FUTURO VIVO

    Airely Neves Pereira, Adriane Raquel Santana de Lima
    812-824
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71422
  • EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EMANCIPAÇÃO HUMANA E FORMAÇÃO CÍVICO-MILITAR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM)

    Cleonice Aparecida Raphael da Silva, Maria Terezinha Bellanda Galuch, Rubiana Brasilio Santa Bárbara
    825-840
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71445
  • “COLCHA DE RETALHOS DIGITAL”: ASPECTOS ESTÉTICOS DA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

    Deborah Christina Lopes Costa, Margaréte May Berkenbrock-Rosito
    841-858
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71184
  • QUESTÕES RACIAIS E PRODUÇÃO DE SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

    Ana Maria Silva Leite
    859-873
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.68433