REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O SENTIDO DE MODELO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71363Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as representações sociais de professores de Pedagogia sobre suas práticas pedagógicas. Norteada pela Teoria das Representações Sociais associada à Teoria da Argumentação, a pesquisa contou com a participação de dez professores de Pedagogia de uma universidade privada, na cidade de Petrópolis. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e induções de metáforas, e foram analisados segundo o Modelo da Estratégia Argumentativa. Os resultados mostram que as representações sociais dos sujeitos sobre suas práticas pedagógicas se objetivam em “modelo” e se ancoram na crença de que a vivência na Escola Básica fornece os requisitos necessários para ser um formador de professores. Conclui-se que os sujeitos representam suas práticas pedagógicas por uma perspectiva utilitarista.
PALAVRAS-CHAVE: Representações Sociais. Formação Docente. Prática Pedagógica. Professores de Pedagogia.
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