Sobre a Revista
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista conta com uma Comissão e um Conselho editorial constituído por Professores Doutores do campo da Educação e áreas afins. O processo de avaliação segue os procedimentos do duplo cego e em caso de pareceres contraditórios será chamado um novo pareceristas para o desempate. O tempo de avaliação até a resposta sobre aceite ou não da submissão, de acordo com a demanda, é de até 5 (cinco) meses.
Os textos originais passam por quatro etapas:
1) Submissão ao programa de controle da similaridade: os casos de alta similaridade constatados pelo software são analisados pela equipe editorial que define pela continuidade ou não da avaliação dos artigos.
2) Avaliação prévia pelo Comitê Editorial: o comitê ou o/a coordenador/a de dossiês avaliam a adequação dos textos as temáticas e/ou linhas editoriais da Revista e às normas de publicação estabelecidas.
3) Processo duplo cego: caso passem por essa triagem inicial, os textos são encaminhados para serem avaliados por pareceristas da área.
4) Decisão final: os pareceres emitidos passam pela análise do Comitê editorial, que dará decisão sobre a publicação.
A Inter-Ação adota o sistema duplo cego para avaliação dos manuscritos pelos/as pares, preservando a identidade do autor em relação ao parecerista e vice-versa. A avaliação envolve, preferencialmente, dois pareceristas ad hoc. Eventualmente, contamos com uma terceira avaliação.
Os/As autores/as recebem parecer consolidado informando se seu texto foi aceito ou recusado para publicação. Em caso de aceitação do artigo e a necessidade de correções o/a autor/a terá um prazo para ajuste e devolução do texto para a publicação.
Periodicidade
O formato adotado pela revista consiste na publicação completa, sendo publicados três números por ano: Abril, Agosto e Dezembro.
Política de Acesso Livre
Acesso livre para leitura, com solicitação de cadastro, que, embora não seja obrigatório, é aconselhável.
Obrigatoriedade de cadastro para submeter artigos (autores) bem como para avaliadores e todos os membros do corpo editorial.
Descrição e modo de organização
Geralmente, tem-se estruturado deste modo: dossiê (coleção de quatro ou mais artigos sobre uma temática definida previamente); outros artigos (seção com artigos sobre temáticas variadas); resenhas e ensaios.
Suas elaborações e discussões interessam aos estudiosos e pesquisadores de diversas temáticas relacionadas à educação, como, por exemplo, processos educacionais, formação docente, trabalho, movimentos sociais, políticas públicas, sociedade, cultura, artes, linguagem, psicanálise, filosofia, história, novas tecnologias, entre outras.
Nossos agradecimentos aos que trabalham e aos que já trabalharam pela criação, consolidação e progressos da Inter-ação. Apoio: Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da UFG (PROAPUPEC).
Editora: Professora Miriam Fábia Alves
Indexações e Qualis
Encontra-se indexada em:
- Redalyc
- Edubase
- Iresie
- BBE CIBEC/INEP/MEC
- IBICT/SEER
- LATINDEX
- DOAJ
- CLASE
- Ulrich's Periodicals Directory
- EZB (Electronic Journals Library)
Ficha Catalográfica
|
INTER-AÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, UFG. Goiânia: Editora da UFG, 1975 - v. 47, n. 1 jan./abr. 2022.
Quadrimestral. ISSN: 1981-8416
1 Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação – Periódicos. |
Sponsors
Programa de Apoio às Publicações de Periódicos Científicos da UFG



