POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: O SISTEMA EDUCATIVO MUNDIAL

Autores

  • Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, Rio Grande do Sul, Brasil, teacherkellycris@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4168-7382

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71269

Resumo

O presente artigo visa refletir como é o sistema educativo mundial (AZEVEDO, J., 2007) e como as relações dos organismos multilaterais influenciam nas agendas de escolarização das políticas nacionais. Tenciona, também, ponderar sobre alguns retrocessos nas políticas educacionais, balizados por políticas neoliberais e neoconservadoras na contemporaneidade (AGUIAR, 2018; BALLESTRIN, 2013; CISLAGHI, 2019; FREIRE, 1997) que atravessam as constituições das identidades contemporâneas na visão de Hall (2003; 2006) e Bauman (2001; 2005). Para tal, o presente texto é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório na perspectiva de Gil (2010). Conclui-se que o sistema educativo mundial é um processo histórico em que organizações internacionais promovem convergências entre os países, normatizando a educação e os sujeitos envolvidos nesses contextos globais são interpelados por essas questões, que o compõem e o fragmentam.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação. Globalização. Identidades. Sistema Educativo Mundial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, Rio Grande do Sul, Brasil, teacherkellycris@gmail.com

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs/2022). É especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2010). Licenciada em Letras, Licenciatura Plena, com habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa e Inglês e Literaturas da Língua Inglesa e Norte-Americana, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (FAPA/2008).

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

SILVA, K. C. R. G. da. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: O SISTEMA EDUCATIVO MUNDIAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 763–778, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71269. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71269. Acesso em: 26 dez. 2024.