POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: O SISTEMA EDUCATIVO MUNDIAL

Autores

  • Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, Rio Grande do Sul, Brasil, teacherkellycris@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4168-7382

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71269

Resumo

O presente artigo visa refletir como é o sistema educativo mundial (AZEVEDO, J., 2007) e como as relações dos organismos multilaterais influenciam nas agendas de escolarização das políticas nacionais. Tenciona, também, ponderar sobre alguns retrocessos nas políticas educacionais, balizados por políticas neoliberais e neoconservadoras na contemporaneidade (AGUIAR, 2018; BALLESTRIN, 2013; CISLAGHI, 2019; FREIRE, 1997) que atravessam as constituições das identidades contemporâneas na visão de Hall (2003; 2006) e Bauman (2001; 2005). Para tal, o presente texto é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório na perspectiva de Gil (2010). Conclui-se que o sistema educativo mundial é um processo histórico em que organizações internacionais promovem convergências entre os países, normatizando a educação e os sujeitos envolvidos nesses contextos globais são interpelados por essas questões, que o compõem e o fragmentam.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação. Globalização. Identidades. Sistema Educativo Mundial.

 

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, Rio Grande do Sul, Brasil, teacherkellycris@gmail.com

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs/2022). É especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2010). Licenciada em Letras, Licenciatura Plena, com habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa e Inglês e Literaturas da Língua Inglesa e Norte-Americana, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (FAPA/2008).

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

SILVA, K. C. R. G. da. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: O SISTEMA EDUCATIVO MUNDIAL. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 763–778, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71269. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71269. Acesso em: 8 dez. 2022.