POLÍTICAS EDUCATIVAS E IDENTIDADES CONTEMPORÁNEAS: EL SISTEMA EDUCATIVO GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71269Resumen
Este artículo tiene como objetivo reflejar cómo el sistema educativo mundial (Azevedo, Joaquim, 2007) y la acción de los organismos multilaterales influyen en las agendas escolares de las políticas nacionales. Também tiene la intención de reflexionar sobre los retrocesos en las políticas educativas, guiadas por políticas neoliberales y neoconservadoras en tiempos contemporáneos (AGUIAR, 2018; BALLESTRIN, 2013; CISLAGHI, 2019; FREIRE, 1997), Con este fin, este texto es una revisión bibliográfica de carácter exploratorio desde la perspectiva de Gil (2010) que atraviesan las constituciones de las identidades contemporâneas en la visión de Hall (2003; 2006) e Bauman (2001; 2005). Se concluye que el sistema educativo global es un proceso histórico en que los organismos internacionales promueven convergencias entre países, estandarizando la educación y los sujetos involucrados en estos contextos globales se ven desafiados por estos temas, que lo componen y fragmentan.
PALABRAS-CLAVE: Educación. Globalización. Identidades. Sistema Educativo Mundial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.