DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AVANÇOS, LIMITES E POSSIBILIDADES SOB O OLHAR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO

Autores

  • André Luís Gonçalves Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, andre.pereira@reitoria.ifpe.edu.br
  • Maicon Fontanive Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil, maicon.fontanive@ifc.edu.br https://orcid.org/0000-0002-9899-7317
  • Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, vicente.silva@ifb.edu.br https://orcid.org/0000-0002-3986-7950

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71591

Resumo

O presente artigo traz a discussão e as atualizações dos desafios e contradições dos percursos institucionais e formativos da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e, em especial, os campi, que se caracterizam com a identificação de atender às demandas dos sujeitos coletivos de direitos do campo, águas e florestas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica narrativa, e teve como objetivo traçar uma linha histórica da Educação Profissional no Brasil e tratar dos princípios e ideários que suportam as proposições políticas e pedagógicas ligadas principalmente ao campo, enfatizando os desafios, limites e possibilidades da Rede Federal. A partir desta, visamos a destacar a necessidade da aproximação entre a Educação do Campo e a Pedagogia do Movimento como forma de viabilizar sua missão institucional. O percurso de atualização da Rede Federal passa, necessariamente, pelo reconhecimento intransigente do direito e conquistas históricas da classe trabalhadora do campo, rompendo com os pressupostos do então Ensino Agrícola ou Rural.

PALAVRAS-CHAVE: Institutos Federais. Educação do Campo. Pedagogia do Movimento. Ensino Agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Gonçalves Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, andre.pereira@reitoria.ifpe.edu.br

Doutorando em educação na linha de pesquisa "Política Educacional, planejamento e gestão da educação" (UFPE).Professor de Língua Espanhola do IFPE e Coordenador de Extensão com os Povos do Campo desta Instituição. Mestre em educação (UFPE). Faz parte do grupo de pesquisa Qualificação Profissional e Relações entre Trabalho e Educação da UFPE e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Pernambuco. Representa o IFPE No Comitê Pernambucano de Educação do Campo e no ForCampo /CONIF.

Maicon Fontanive, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil, maicon.fontanive@ifc.edu.br

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001) e mestrado em CIÊNCIA DO SOLO pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Engenharia Rural, Solos, Educação do Campo, Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Topografia, Mecanização Agrícola, Geoprocessamento, Uso Manejo e Conservação do Solo, Educação do Campo e Movimentos Sociais. Atualmente é professor de Engenharia Rural na Área de Agronomia e Agropecuária - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste.

Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, vicente.silva@ifb.edu.br

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1990), graduação em Esquema I pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestrado em Agronegócio pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Educação e Ecologia Humana (2012). Atualmente é docente do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, atendendo discentes dos cursos de técnico em agropecuária, agroindústria e tecnólogo em agroecologia, nas áreas de irrigação e drenagem, administração, cooperativismo e associativismo e vivências em agroecologia.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

PEREIRA, A. L. G. .; FONTANIVE, M. .; SILVA, V. de P. B. V. da. DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AVANÇOS, LIMITES E POSSIBILIDADES SOB O OLHAR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 424–441, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71591. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71591. Acesso em: 19 nov. 2024.