DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AVANÇOS, LIMITES E POSSIBILIDADES SOB O OLHAR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71591Resumo
O presente artigo traz a discussão e as atualizações dos desafios e contradições dos percursos institucionais e formativos da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e, em especial, os campi, que se caracterizam com a identificação de atender às demandas dos sujeitos coletivos de direitos do campo, águas e florestas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica narrativa, e teve como objetivo traçar uma linha histórica da Educação Profissional no Brasil e tratar dos princípios e ideários que suportam as proposições políticas e pedagógicas ligadas principalmente ao campo, enfatizando os desafios, limites e possibilidades da Rede Federal. A partir desta, visamos a destacar a necessidade da aproximação entre a Educação do Campo e a Pedagogia do Movimento como forma de viabilizar sua missão institucional. O percurso de atualização da Rede Federal passa, necessariamente, pelo reconhecimento intransigente do direito e conquistas históricas da classe trabalhadora do campo, rompendo com os pressupostos do então Ensino Agrícola ou Rural.
PALAVRAS-CHAVE: Institutos Federais. Educação do Campo. Pedagogia do Movimento. Ensino Agrícola.
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