QUESTÕES RACIAIS E PRODUÇÃO DE SUJEITOS NA EXPERIÊNCIA DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.68433Resumo
Uma quantidade significativa dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás se autodeclara negra em um campus predominantemente branco. Devido a essa característica, o presente estudo se esforça no sentido de reconhecer quem são esses estudantes negros, quais as motivações para a escolha do curso, suas pretensões profissionais e, mais ainda, busca compreender as trajetórias acadêmicas através das categorias "autoestima", "ressignificação" e "cuidado". Os dados empíricos foram coletados através de pesquisas qualitativas com graduandas (os) autodeclaradas (os) negras (os), com enfoque nas experiências dos sujeitos, no intuito de contribuir para os estudos acerca do significado de ser negro em um ambiente educacional superior.
PALAVRAS-CHAVE: Estudantes. Negras (os). Educação. Ressignificação. Cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.