TEORIZAÇÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL E O SENTIDO DA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA NA CONTEMPORANEIDADE: NOTAS INTRODUTÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71411

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discorrer acerca da função social da escola pública de periferia na contemporaneidade. Buscamos analisar como as escolas públicas de comunidades periféricas podem oportunizar ao aluno buscar sentido para sua escolarização, mediante um ensino crítico e reflexivo. Partimos de teorizações acerca da democratização da escola pública em Libâneo (2014), abordando a função social da escola à luz de Freire (1987) e Charlot (2000, 2013). Os estudos nos aproximam de Dubet (1994, 1998), na discussão sobre o sentido da escolarização de sujeitos que frequentam escolas públicas de periferia, a partir de experiências e estratégias de integração. De modo a problematizar a necessidade de resistência a um sistema educacional que ideologicamente busca manter a hegemonia dominante.

PALAVRAS-CHAVE: Escola Pública. Função Social. Periferia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessica Galdino da Silva Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, gessicapereira@alu.uern.br

Mestranda em Ensino pelo programa de Pós-graduação PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros. Possui experiência na área de educação na modalidade de educação de jovens e adultos na rede pública do Estado do Ceará. Atualmente desenvolve a função de formadora municipal do programa de formação continuada PAIC pela SEDUC- CE em parceria com a SME do município de Ipaumirim-CE. Participa do grupo de estudos intitulado: Núcleo de Estudos em Educação (NEED) do campus avançado de Pau do Ferros (RN).

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, simonecabral@uern.br

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE). Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS) e Vice-presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER).

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

PEREIRA, G. G. da S. .; SANTOS, S. C. M. dos . TEORIZAÇÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL E O SENTIDO DA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA NA CONTEMPORANEIDADE: NOTAS INTRODUTÓRIAS . Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 731–746, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71411. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71411. Acesso em: 8 dez. 2022.