TEORIZAÇÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL E O SENTIDO DA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA NA CONTEMPORANEIDADE: NOTAS INTRODUTÓRIAS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71411Résumé
Este trabalho tem por objetivo discorrer acerca da função social da escola pública de periferia na contemporaneidade. Buscamos analisar como as escolas públicas de comunidades periféricas podem oportunizar ao aluno buscar sentido para sua escolarização, mediante um ensino crítico e reflexivo. Partimos de teorizações acerca da democratização da escola pública em Libâneo (2014), abordando a função social da escola à luz de Freire (1987) e Charlot (2000, 2013). Os estudos nos aproximam de Dubet (1994, 1998), na discussão sobre o sentido da escolarização de sujeitos que frequentam escolas públicas de periferia, a partir de experiências e estratégias de integração. De modo a problematizar a necessidade de resistência a um sistema educacional que ideologicamente busca manter a hegemonia dominante.
PALAVRAS-CHAVE: Escola Pública. Função Social. Periferia.
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