EGRESSOS DA ESCOLA DO CAMPO: TRAJETÓRIAS EXITOSAS DE ESTUDANTES DO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71712

Resumo

Ao longo da sua história, a Educação do Campo resiste a um contexto de descaso social e negação do poder público. Em meio a fragilidades e desafios, jovens e adultos egressos de escolas do campo conseguem transpor as barreiras e alcançar o êxito acadêmico, chegando ao Ensino Superior. Neste artigo, objetiva-se discutir a trajetória escolar de estudantes universitários com atuação no PIBID, egressos da escola do campo, resultado de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória e de abordagem qualitativa, realizada por meio da entrevista semiestruturada com cinco estudantes universitários bolsistas do PIBID da UERN/Campus Pau dos Ferros. Dos resultados, destacam-se o encontro com a docência, que foi ganhando espaço na formação, com a oportunidade do PIBID, desempenho satisfatório nas atividades formativas do curso e melhoria do ensino nas escolas e superação de dificuldades ao longo da trajetória escolar. Conclui-se que o campo se apresenta para os entrevistados como um palco de suas memórias, vivências ao longo de suas trajetórias escolares, sendo o PIBID, um programa que possibilitou a permanência no curso e lhes ampliou as expectativas e projeções futuras de prolongamento dos estudos de alunos universitários egressos da escola do campo.

PALAVRAS-CHAVE: Escola do Campo. PIBID. Prolongamento dos Estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Maisa Maciel Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, mayza_maciel@hotmail.com

Mestra em Ensino, no Programa de Pós Graduação em Ensino - UERN, Especialização em Educação Inclusiva MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, pela UNICORP, Bacharel em Psicologia pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. Atualmente é Psicóloga Educacional na Secretaria de Educação de São João do Rio do Peixe - PB; Psicóloga Social - Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Regional. Professora do curso de Pedagogia ISEC - Cajazeiras.

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, simone.cms@hotmail.com

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Vice-Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER).

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

ALMEIDA, F. M. M. G. de; SANTOS, S. C. M. dos. EGRESSOS DA ESCOLA DO CAMPO: TRAJETÓRIAS EXITOSAS DE ESTUDANTES DO PIBID . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1139–1156, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.71712. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71712. Acesso em: 29 mar. 2024.