EGRESSOS DA ESCOLA DO CAMPO: TRAJETÓRIAS EXITOSAS DE ESTUDANTES DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71712Resumo
Ao longo da sua história, a Educação do Campo resiste a um contexto de descaso social e negação do poder público. Em meio a fragilidades e desafios, jovens e adultos egressos de escolas do campo conseguem transpor as barreiras e alcançar o êxito acadêmico, chegando ao Ensino Superior. Neste artigo, objetiva-se discutir a trajetória escolar de estudantes universitários com atuação no PIBID, egressos da escola do campo, resultado de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória e de abordagem qualitativa, realizada por meio da entrevista semiestruturada com cinco estudantes universitários bolsistas do PIBID da UERN/Campus Pau dos Ferros. Dos resultados, destacam-se o encontro com a docência, que foi ganhando espaço na formação, com a oportunidade do PIBID, desempenho satisfatório nas atividades formativas do curso e melhoria do ensino nas escolas e superação de dificuldades ao longo da trajetória escolar. Conclui-se que o campo se apresenta para os entrevistados como um palco de suas memórias, vivências ao longo de suas trajetórias escolares, sendo o PIBID, um programa que possibilitou a permanência no curso e lhes ampliou as expectativas e projeções futuras de prolongamento dos estudos de alunos universitários egressos da escola do campo.
PALAVRAS-CHAVE: Escola do Campo. PIBID. Prolongamento dos Estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.