EGRESSOS DA ESCOLA DO CAMPO: TRAJETÓRIAS EXITOSAS DE ESTUDANTES DO PIBID

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71712

Résumé

Ao longo da sua história, a Educação do Campo resiste a um contexto de descaso social e negação do poder público. Em meio a fragilidades e desafios, jovens e adultos egressos de escolas do campo conseguem transpor as barreiras e alcançar o êxito acadêmico, chegando ao Ensino Superior. Neste artigo, objetiva-se discutir a trajetória escolar de estudantes universitários com atuação no PIBID, egressos da escola do campo, resultado de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória e de abordagem qualitativa, realizada por meio da entrevista semiestruturada com cinco estudantes universitários bolsistas do PIBID da UERN/Campus Pau dos Ferros. Dos resultados, destacam-se o encontro com a docência, que foi ganhando espaço na formação, com a oportunidade do PIBID, desempenho satisfatório nas atividades formativas do curso e melhoria do ensino nas escolas e superação de dificuldades ao longo da trajetória escolar. Conclui-se que o campo se apresenta para os entrevistados como um palco de suas memórias, vivências ao longo de suas trajetórias escolares, sendo o PIBID, um programa que possibilitou a permanência no curso e lhes ampliou as expectativas e projeções futuras de prolongamento dos estudos de alunos universitários egressos da escola do campo.

PALAVRAS-CHAVE: Escola do Campo. PIBID. Prolongamento dos Estudos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisca Maisa Maciel Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, mayza_maciel@hotmail.com

Mestra em Ensino, no Programa de Pós Graduação em Ensino - UERN, Especialização em Educação Inclusiva MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, pela UNICORP, Bacharel em Psicologia pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. Atualmente é Psicóloga Educacional na Secretaria de Educação de São João do Rio do Peixe - PB; Psicóloga Social - Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Regional. Professora do curso de Pedagogia ISEC - Cajazeiras.

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, simone.cms@hotmail.com

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Vice-Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER).

Téléchargements

Publié-e

2023-01-03

Comment citer

ALMEIDA, F. M. M. G. de; SANTOS, S. C. M. dos. EGRESSOS DA ESCOLA DO CAMPO: TRAJETÓRIAS EXITOSAS DE ESTUDANTES DO PIBID . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1139–1156, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.71712. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71712. Acesso em: 21 nov. 2024.