POLÍTICA, EDUCAÇÃO E INTELECTUAIS: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72093Resumo
Este artigo analisa a experiência educativa construída pela Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Lecampo/UFTM). Acompanhando desde a sua origem, enquanto política pública de educação direcionada às populações do campo, até as características que ela assumiu a partir da interação de sua proposta político-pedagógica com os territórios e sujeitos nela envolvidos. Apoiado na observação empírica e na pesquisa bibliográfica, o texto procura assinalar a importância e a dimensão que a participação e o protagonismo desses sujeitos e territórios assumiram na constituição desta experiência de educação popular na universidade brasileira, voltada para a formação de educadores e educadoras comprometidos com as lutas e os interesses dos povos do campo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Popular. Licenciatura em Educação do Campo. Territórios e Sujeitos.
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