POLÍTICA, EDUCAÇÃO E INTELECTUAIS: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72093

Résumé

Este artigo analisa a experiência educativa construída pela Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Lecampo/UFTM). Acompanhando desde a sua origem, enquanto política pública de educação direcionada às populações do campo, até as características que ela assumiu a partir da interação de sua proposta político-pedagógica com os territórios e sujeitos nela envolvidos. Apoiado na observação empírica e na pesquisa bibliográfica, o texto procura assinalar a importância e a dimensão que a participação e o protagonismo desses sujeitos e territórios assumiram na constituição desta experiência de educação popular na universidade brasileira, voltada para a formação de educadores e educadoras comprometidos com as lutas e os interesses dos povos do campo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Popular. Licenciatura em Educação do Campo. Territórios e Sujeitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

José Henrique Singolano Néspoli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, jose.nespoli@uftm.edu.br

Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Lecamp/UFTM). Possui graduação (2002), mestrado (2006) e doutorado (2017) em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Franca/SP). Coordenador da Escola de Formação Itinerante, grupo voltado para atividades de educação popular e formação de professores.

Téléchargements

Publié-e

2022-08-31

Comment citer

NÉSPOLI, J. H. S. POLÍTICA, EDUCAÇÃO E INTELECTUAIS: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 492–506, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.72093. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72093. Acesso em: 17 juill. 2024.