FECHAMENTO DE ESCOLAS DESTINADAS AOS CAMPESINOS EM CONTEXTO AMAZÔNICO: O DIREITO À EDUCAÇÃO SUBVERTIDO AOS INTERESSES HEGEMÔNICOS EM RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71478Resumo
Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e objetivou analisar fatores que ocasionaram o significativo número de fechamento de escolas localizadas em áreas rurais na região amazônica do estado de Rondônia, Norte de Brasil, no período de 2000 a 2020. Indaga-se o processo de fechamento de escolas destinadas a crianças e jovens campesinos no estado de Rondônia, a partir do início do século 21, corresponde à efetivação dos propósitos do agronegócio? Entre as fontes utilizou-se materiais bibliográficos, noticiários de mídias e documentos – Sinopse Estatística da Educação Básica, Censos Agropecuários, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e leis. O fechamento de escolas em áreas rurais é um acontecimento assinalado por interesses diversos, seja pela ausência de políticas públicas educacionais para os camponeses, seja pela junção de escolas em projetos de nucleação.
PALAVRAS-CHAVE: Escolas Rurais. Educação Camponesa. Fechamento de Escolas.
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