“COLCHA DE RETALHOS DIGITAL”: ASPECTOS ESTÉTICOS DA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71184Resumo
O objetivo do presente estudo é refletir sobre os aspectos estéticos da formação docente por meio de narrativas (auto)biográficas, produzidas a partir da metodologia do dispositivo “Colcha de Retalhos” (BERKENBROCK-ROSITO, 2009, 2014) e desenvolvidas remotamente com um grupo de professores, como um caminho para a construção de saberes individuais e coletivos sobre aprendizagens e docência, incluindo a educação tecnológica. A partir de um questionário de autoavaliação, fez-se uma análise das respostas dos professores participantes da pesquisa apoiada em Josso (2007), Delory-Momberger (2016) e Passeggi (2010, 2016). Para a análise do corpus textual deste estudo, elegemos o enfoque hermenêutico, especificamente o círculo da compreensão na perspectiva de Gadamer (2000). Os dados revelam, dentro do paradigma singular-plural de Josso (2007), uma (re)significação da experiência no próprio percurso formativo docente, que, no âmbito de pesquisa-formação, permite a construção de conhecimentos e histórias compartilhadas em tempos e espaços via a estética da tecnologia.
PALAVRAS-CHAVE: Narrativa (auto)Biográfica. Formação Continuada Docente. Tecnologias Digitais. Colcha de Retalhos Digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.