“COLCHA DE RETALHOS DIGITAL”: ASPECTOS ESTÉTICOS DA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71184

Resumo

O objetivo do presente estudo é refletir sobre os aspectos estéticos da formação docente por meio de narrativas (auto)biográficas, produzidas a partir da metodologia do dispositivo “Colcha de Retalhos” (BERKENBROCK-ROSITO, 2009, 2014) e desenvolvidas remotamente com um grupo de professores, como um caminho para a construção de saberes individuais e coletivos sobre aprendizagens e docência, incluindo a educação tecnológica. A partir de um questionário de autoavaliação, fez-se uma análise das respostas dos professores participantes da pesquisa apoiada em Josso (2007), Delory-Momberger (2016) e Passeggi (2010, 2016). Para a análise do corpus textual deste estudo, elegemos o enfoque hermenêutico, especificamente o círculo da compreensão na perspectiva de Gadamer (2000). Os dados revelam, dentro do paradigma singular-plural de Josso (2007), uma (re)significação da experiência no próprio percurso formativo docente, que, no âmbito de pesquisa-formação, permite a construção de conhecimentos e histórias compartilhadas em tempos e espaços via a estética da tecnologia.

PALAVRAS-CHAVE: Narrativa (auto)Biográfica. Formação Continuada Docente. Tecnologias Digitais. Colcha de Retalhos Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Christina Lopes Costa, MUST University, Flórida, Estados Unidos da América / Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo, Brasil, deborah.costa@mustedu.com

Doutoranda em Educação pela Universidade da Cidade de São Paulo. Graduada em Letras / Pedagogia, Especialista em Gestão e Metodologia do EAD e Mestre em Línguistica Aplicada na área de Ensino/Aprendizagem de LM pela UNICAMP. Possui formação em Coach pela Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmico. É professora há 25 anos com experiência nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior.

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo, Brasil, margarete.rosito@unicid.edu.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP-SP (2002), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2011). Atualmente é docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Cidade São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

COSTA, D. C. L.; BERKENBROCK-ROSITO, M. M. . “COLCHA DE RETALHOS DIGITAL”: ASPECTOS ESTÉTICOS DA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 841–858, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71184. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71184. Acesso em: 8 dez. 2022.