POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO BILÍNGUE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71152Resumo
Nas últimas décadas o ensino bilíngue tem crescido exponencialmente nas escolas privadas, e mais recentemente na rede pública. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as políticas no contexto nacional, estadual e local para o ensino bilíngue a partir da perspectiva teórica da internacionalização do currículo (LEASK, 2013). Para análise das políticas, utilizamos os modelos de educação bilíngue propostos por Hornberger (1991). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental. Os dados apontam uma limitação conceitual nas políticas públicas para o ensino bilíngue. Pode-se ainda observar a presença de dois modelos dominantes, o de manutenção e o de enriquecimento, fomentando a preservação de línguas minoritárias de imigração e o pluralismo cultural. Ressalta-se a necessidade de ampliar o debate na formação de professores.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Bilíngue. Formação de Professores. Internacionalização do Currículo. Políticas Públicas.
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Copyright (c) 2022 Isabela Vieira Barbosa, Marcia Regina Selpa Heinzle, Leticia Zimmermann

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