POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO BILÍNGUE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71152

Résumé

Nas últimas décadas o ensino bilíngue tem crescido exponencialmente nas escolas privadas, e mais recentemente na rede pública. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as políticas no contexto nacional, estadual e local para o ensino bilíngue a partir da perspectiva teórica da internacionalização do currículo (LEASK, 2013). Para análise das políticas, utilizamos os modelos de educação bilíngue propostos por Hornberger (1991). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental.  Os dados apontam uma limitação conceitual nas políticas públicas para o ensino bilíngue. Pode-se ainda observar a presença de dois modelos dominantes, o de manutenção e o de enriquecimento, fomentando a preservação de línguas minoritárias de imigração e o pluralismo cultural. Ressalta-se a necessidade de ampliar o debate na formação de professores.

 PALAVRAS-CHAVE: Ensino Bilíngue. Formação de Professores. Internacionalização do Currículo. Políticas Públicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Isabela Vieira Barbosa, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, miss.vieira@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Atualmente é Graduanda em Letras - Inglês pela Universidade Estácio de Sá.

 

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, selpamarcia@gmail.com

Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB;(2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988). Atualmente exerce as seguintes atividades: Vice Diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras; Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação.

Leticia Zimmermann, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brasil, leticiazmnn@gmail.com

Bolsista de iniciação cientifica. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Atualmente exerce a profissão de Professora da Educação Infantil.

 

Téléchargements

Publié-e

2022-08-31

Comment citer

BARBOSA, I. V. .; HEINZLE, M. R. S. .; ZIMMERMANN, L. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO BILÍNGUE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 795–811, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71152. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71152. Acesso em: 17 juill. 2024.